Brasil
Erro em hospital gerou revolta na família e investigação está sendo realizada
Por João Paulo Ferreira | 15 junho, 2024 – 14:11
Um idoso de 72 anos teve sua vesícula retirada por engano após ser internado para uma cirurgia de hemorroida na Santa Casa de Birigui, no interior de São Paulo, na última terça-feira (11).
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a filha do idoso relatou que, após a cirurgia, seu pai começou a sentir dores abdominais. Ao buscar esclarecimentos com a equipe médica, foi informada de que ele havia sido submetido a uma cirurgia para a remoção da vesícula, procedimento não previsto na internação original.
A Santa Casa de Birigui, em nota divulgada nesta sexta-feira (14), confirmou o incidente. “Tomamos conhecimento do episódio ocorrido no centro cirúrgico da instituição e iniciamos um procedimento de sindicância para apurar os fatos”, declarou a instituição, acrescentando que “medidas administrativas e legais cabíveis serão tomadas”.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) informou que ainda não foi oficialmente notificado sobre o caso.
De acordo com a SSP-SP, o ocorrido foi registrado como lesão corporal no 2º Distrito Policial de Birigui, que está conduzindo as investigações.