Idoso de 61 anos foi vítima de um golpe após receber uma ligação telefônica, supostamente da central de segurança, de um banco. A fraude aconteceu em Sonora, na manhã desta quarta-feira (5), e resultou em um prejuízo total de R$ 19.650,06.
A vítima relatou que recebeu uma ligação informando sobre uma tentativa de compra no valor de R$ 3.900,00 nas Lojas Americanas. A chamada, alegadamente do banco onde é correntista, solicitou que ele confirmasse a compra digitando 1 ou negasse digitando 2.
Ao negar a compra, foi informado que a tentativa de compra envolvia um aparelho LG e que seu celular poderia ter sido clonado. A vítima foi então orientada a instalar um “módulo de segurança” para passar um antivírus no celular.
Ao seguir as instruções, clicou em um link enviado pelos golpistas e efetuou login no aplicativo do banco. Pouco depois, o celular reiniciou e voltou à configuração de fábrica, segundo o site Idest.
Ao visitar uma agência do banco, o homem descobriu que seu saldo de R$ 4.063,36 havia sido transferido. Também teriam sido feitos dois empréstimos de R$ 2.918,32 cada, totalizando R$ 9.900,00 em prejuízos. Após a descoberta, o idoso procurou a delegacia para denunciar o golpe.
No dia seguinte, quinta-feira (6), a vítima retornou à delegacia com novas descobertas de débitos em sua conta. Estes incluíam uma transferência de R$ 700,01 e quatro débitos variando entre R$ 700,00 e R$ 2.200,00, elevando a soma dos prejuízos para R$ 14.900,06.
Além disso, ele apresentou extratos de outra conta, de outro banco, mostrando dois PIX, um de R$ 3.700,00 e outro de R$ 1.050,00, totalizando mais R$ 4.050,00. O caso foi registrado como estelionato na delegacia de Polícia Civil de Sonora.