Um homem foi preso por manter a mãe, de 78 anos, trancada em uma casa suja e sem comida no Jardim dos Estados, em Corumbá, a 429 quilômetros de Campo Grande, nessa quinta-feira (2).
Durante uma visita de rotina da equipe do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), os profissionais encontraram a idosa trancada dentro de casa e então acionaram a Polícia Civil.
A residência estava trancada com correntes e cadeado do lado de fora, impossibilitando que a vítima saísse.
Ao conversar com a idosa, a mesma disse que estava trancada dentro do imóvel sem ter se alimentado e ingerido água durante o dia. Ela estava totalmente debilitada e com machucados nas pernas e pés.
No local, os policiais foram informados que o filho da idosa havia chegado e aberto a casa para que ela pudesse se locomover.
Dentro do imóvel, a equipe constatou um ambiente insalubre, sem acesso adequado e saneamento básico, com sujeira e desorganização evidentes. A comida estava mal acondicionada e a única fonte de água disponível era de baldes sujos.
Em contato com vizinhos, foi relatado aos policiais que a idosa passava a maior parte do tempo sozinha, recebendo poucos cuidados e atenção.
Diante dos fatos, o homem foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, sendo preso em flagrante por maus-tratos contra pessoa idosa.
A vítima ficou aos cuidados de uma filha, onde passará a morar.
A Polícia Civil reforçou a importância da atenção e do cuidado com as pessoas idosas, bem como a necessidade de denúncia em casos de violência ou negligência.