Um homem de 61 anos, residente em Sonora, foi vítima de um golpe telefônico que resultou em um prejuízo total de R$ 19.650,06. A fraude começou na manhã de quarta-feira (5), quando ele recebeu uma ligação supostamente da central de segurança do Banco do Brasil.
Na manhã da última quarta-feira, a vítima relatou que recebeu uma ligação informando sobre uma tentativa de compra no valor de R$ 3.900,00 nas Lojas Americanas. A chamada, alegadamente do Banco do Brasil, solicitou que ele confirmasse a compra digitando 1 ou negasse digitando 2. Ao negar a compra, foi informado que a tentativa de compra envolvia um aparelho LG e que seu celular poderia ter sido clonado.
A vítima foi então orientada a instalar um “módulo de segurança” para passar um antivírus no celular. Ao seguir as instruções, clicou em um link enviado pelos golpistas e efetuou login no aplicativo do Banco do Brasil. Pouco depois, o celular reiniciou e voltou à configuração de fábrica. Ao visitar uma agência do banco, o homem descobriu que seu saldo de R$ 4.063,36 havia sido transferido, além de terem sido feitos dois empréstimos de R$ 2.918,32 cada, totalizando R$ 9.900,00 em prejuízos.
No dia seguinte, quinta-feira (6), a vítima retornou à delegacia com novas descobertas de débitos em sua conta do Banco do Brasil. Estes incluíam uma transferência de R$ 700,01 e quatro débitos variando entre R$ 700,00 e R$ 2.200,00, elevando a soma dos prejuízos no Banco do Brasil para R$ 14.900,06. Além disso, ele apresentou extratos da Caixa Econômica Federal mostrando dois PIX, um de R$ 3.700,00 e outro de R$ 1.050,00, totalizando mais R$ 4.050,00.
O caso foi registrado como estelionato na delegacia de Polícia Civil de Sonora.
As autoridades alertam a população sobre os perigos de fornecer informações pessoais e bancárias por telefone ou links desconhecidos. A orientação é sempre confirmar a veracidade de tais contatos diretamente com o banco através de números oficiais antes de tomar qualquer ação. Para evitar ser vítima de golpes semelhantes, especialistas recomendam desconfiar de chamadas inesperadas, não clicar em links desconhecidos e nunca fornecer senhas ou realizar login em aplicativos bancários a pedido de terceiros.
Fonte: A mesma