Roger Barbosa morreu em um acidente envolvendo mais um carro e um caminhão
Um protesto na tarde desta terça-feira (28) bloqueou os dois sentidos da rodovia BR-163, na área do anel viário de Campo Grande, nas proximidades do cruzamento com a Rua Água Azul. Após negociação, os manifestantes iniciaram liberação da via em sistema de ‘Pare e Siga’. Por volta das 19h30 os manifestantes deixaram o local e o trânsito foi liberado após confirmação de reunião com representantes da CCR MS Via, nesta quarta-feira (28).
A manifestação reuniu cerca de 200 pessoas, entre amigos, familiares e moradores do Jardim Noroeste, exigindo a instalação urgente de semáforos e radares no trecho da rodovia utilizado como entrada e saída do bairro.
Com ânimos exaltados, os manifestantes exibiam cartazes com dizeres como “Noroeste pede socorro” e gritavam palavras de ordem, como “queremos semáforos”.
Para a administradora Odilia Porfílio Dias, de 42 anos, que está presente na manifestação, ela teme pela vida de parentes e funcionários.
“Hoje eu tenho funcionários que moram no Noroeste, eu tenho medo de contratar pessoas que moram no Noroeste. Tenho filhos que moram no Noroeste e temo pela vinda deles. É o segundo amigo meu que morre nessa BR. O fluxo fica todo aqui, e acontece acidente todos os dias. Ele (Roger) foi fazer um orçamento de trabalho e, quando retornou, perdeu a vida aqui. Queremos semáforo. Não adianta colocar quebra-molas aqui. O ideal é uma sinalização semafórica, é o que precisamos”, disse.
Já a presidente do bairro Jardim Noroeste, Valmira Rigotti, há necessidade de melhorias na sinalização. “É prioridade hoje um semáforo ou quebra-molas nessa região. Todos os dias temos acidentes, e nossos moradores são as vítimas fatais. Está faltando um olhar mais técnico, um pouco mais de empatia, para colocar o semáforo aqui. Desde 2017 estamos nessa luta pela sinalização, e ninguém é ouvido”, afirmou.
Outros moradores relembram os inúmeros episódios trágicos no mesmo cruzamento. “Teve esse (acidente) com nosso amigo de infância. Teve a mãe de outro amigo que quebrou a perna em três lugares, tudo nesse cruzamento. Um semáforo é urgente para controlar isso. Hoje, duas mães demoram 15 ou 20 minutos para conseguir atravessar, porque não tem nada que controle o trânsito”, disse Pablo César Mota da Silva, de 33 anos, morador do Noroeste.
Viaturas da Polícia Rodoviária Federal (Prf) e da Polícia Militar estiveram no local, negociando a liberação da rodovia. Ainda assim, não há previsão para o término do bloqueio. O trânsito segue comprometido, com grandes filas de veículos parados nos dois sentidos da BR-163.
CCR afirma que semáforos poderiam aumentar acidentes
A CCR MSVia informa que, após análise técnica detalhada, a implantação de semáforo no km 484 da BR-163/MS, no Anel Viário de Campo Grande, não é recomendada, conforme orientações do Manual de Sinalização Rodoviária, pois sistemas semafóricos tendem a aumentar a ocorrência de acidentes em rodovias de alto fluxo.
Por isso, a Concessionária buscou outras formas de efetuar melhorias na região, implantando sinalização horizontal (tachões e faixas) e vertical (placas), além de faixas de aceleração e desaceleração em determinados pontos da rodovia.
Ainda, no km 482, há um trevo completo que oferece segurança para as manobras dos motoristas, bem como acesso aos bairros próximos.
A Concessionária reitera que mantém o Programa de Redução de Acidentes, em que são realizadas ações educativas, de fiscalização e de engenharia em trechos críticos, identificados a partir de estudos feitos com base em dados estatísticos, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal.
Além disso, equipes especializadas responsáveis pela manutenção e conservação da rodovia realizam periodicamente a revitalização da sinalização e os reparos necessários no pavimento. Os clientes que trafegam pela BR-163/MS contam, ainda, com o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que oferece socorro médico e mecânico 24 horas por dia, promovendo mais segurança para quem trafega na rodovia.
(Alterada para acréscimo de informações às 20h de 28/01/2025)