O Governo de Mato Grosso do Sul intensifica a parceria com o Chile para fortalecer a Rota Bioceânica, visando aumentar a competitividade e os benefícios econômicos. Recentemente, foram discutidas novas ações com o governador de Tarapacá, José Miguel Carvajal Gallardo, incluindo a instalação de um escritório de Mato Grosso do Sul em Iquique, capital de Tarapacá, e a criação de uma organização de governança entre governadores dos quatro países envolvidos na rota.
A instalação do escritório em Iquique tem como objetivo divulgar as potencialidades de Mato Grosso do Sul, promovendo o estado e facilitando a integração comercial. Além disso, os governos de Mato Grosso do Sul e Tarapacá estão em negociação com companhias aéreas para estabelecer um voo direto entre Campo Grande e Iquique, o que deverá fortalecer o intercâmbio comercial e cultural, bem como facilitar o tráfego de empresários e turistas entre as regiões.
“Mato Grosso do Sul está de portas abertas para promover esta integração. É uma trajetória que está sendo construída e sentimos do Governo de Tarapacá um dinamismo e proatividade para construir as pontes antes da rota estar 100% pronta. Esta relação vai fortalecer os negócios, intercâmbio cultural e turismo. Os portos chilenos serão porta de entrada para ida e volta de produtos”, afirmou o governador de Mato Grosso do Sul, Riedel.
O governador de Tarapacá, José Miguel Carvajal, destacou que a integração aumentará a competitividade dos estados, trazendo benefícios significativos. “Os empresários sul-mato-grossenses terão vantagens tributárias e de logística pelo porto de Iquique para acessar o Oceano Pacífico pela costa do Chile”, explicou.
Jaime Verruck, secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, reforçou que o espaço em Iquique será mantido localmente e divulgará as principais atrações do estado. Sobre o voo direto, ele afirmou que o desafio está lançado, mesmo que seja inicialmente mensal.
Encontro em Campo Grande celebra integração
O “Tarapacá Day”, evento realizado em Campo Grande para divulgar as oportunidades de negócios da região norte do Chile, acontece no Hotel Deville até o final desta terça-feira (9). O evento conta com a participação de empresários de Mato Grosso do Sul e representantes da Zona Franca de Iquique (ZOFRI), da Empresa Portuária de Iquique (EPI) e da Embaixada do Brasil no Chile. Durante o evento, serão assinados convênios entre o estado chileno e entidades públicas e privadas, celebrando também o primeiro ano da inauguração do escritório da Corporação de Desenvolvimento de Tarapacá em Campo Grande.
The post Governo de MS fortalece parceria com Chile para impulsionar Rota Bioceânica appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.