A MS-377, no trecho entre o entroncamento da MS-320 e Inocência, será a primeira rodovia estadual de Mato Grosso do Sul a receber pavimento de concreto, conhecido como whitetopping. Este projeto, que abrange 48 km de estrada, utiliza uma tecnologia avançada já implementada em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Paraná.
O pavimento de concreto é reconhecido por sua resistência superior em comparação com o asfalto tradicional, proporcionando uma superfície mais suave e segura para os motoristas. A restauração da MS-377 visa melhorar a segurança viária, eliminando obstáculos que comprometem a estabilidade dos veículos.
Atualmente, Mato Grosso do Sul não possui nenhuma rodovia com pavimento rígido de concreto. O governador Eduardo Riedel destacou que a nova tecnologia atenderá à crescente demanda de tráfego de caminhões pesados, especialmente devido à instalação da fábrica de celulose da Arauco na Costa Leste.
“O uso dessa tecnologia não apenas reduz o risco de acidentes, mas também diminui a necessidade de reparos emergenciais, resultando em economia de recursos para o Estado a longo prazo”, explica Helio Peluffo, secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog).
Em agosto de 2023, Peluffo, junto com diretores da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), visitou a rodovia PRC-280 no Paraná, que também utiliza pavimento rígido de concreto. A estrada é um importante corredor logístico no Paraná, ligando o Sudoeste do estado ao Porto de Paranaguá.
Além do pavimento, a restauração da MS-377 incluirá renovação de sinalizações, melhorias na drenagem e a implementação de dispositivos de segurança adequados. “Essas medidas garantem uma superfície de rolamento revitalizada e uma infraestrutura viária mais resiliente e adaptada às crescentes demandas de tráfego”, detalha Dalvim Romão Cezar Junior, diretor de Projetos e Orçamentos da Agesul.
Entre as vantagens do pavimento de concreto estão a durabilidade média de 20 anos, a qualidade da superfície, o conforto de rolamento, o custo inicial competitivo, o baixo custo de manutenção, a maior resistência ao tráfego pesado e a segurança ao usuário.
A nova rodovia também oferece vantagens ambientais, como resistência ao desgaste, redução no consumo de combustível dos veículos e menores emissões de CO2.
O projeto está em andamento na Agesul, com expectativa de licitação até o segundo semestre de 2024. A tecnologia, já utilizada em países como os Estados Unidos e em vários países da América Latina, comprova suas inúmeras vantagens e melhor custo-benefício em comparação ao asfalto.