Durante entrega da premiação do Programa MS Alfabetiza nesta segunda-feira (1º), o secretário de estado de educação, Hélio Daher, afirmou que a implantação do MS Alfabetiza Indígena deve acontecer a partir de 2025.
“É um programa que ocorre em paralelo com o MS Alfabetiza para que o investimento no processo de alfabetização em língua portuguesa não prejudique o processo de alfabetização em língua materna”, explicou.
Segundo o secretário, a produção do material está sendo finalizada para que então seja implementado. “Imagine converter todo esse material em língua indígena, então concluiremos esse processo até o final do ano, para começarmos a formação dos professores já com material na língua originária, e utilizá-lo no processo de alfabetização”, explicou.
Em 2023, o MS Afabetiza Indígena foi tema de seminário na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A previsão, entretanto, é que ele fosse implementado em 2024, mas o processo de tradução não foi concluído a tempo.
À época, a previsão era de que as traduções fossem feitas nas línguas Guarani, Kaiowá, Terena e Kadiwéu. Segundo o Governo do Estado, este é um projeto pioneiro no País.