O analista de sistemas Kleberson relatou situação suspeita ao tentar tirar uma 2ª via para pagamento de fatura de energia elétrica da Energisa. Ele abriu uma página que estava na 1ª opção no Google como “Segunda Via de Conta Energisa”.
Ao entrar no site, ele preencheu os dados com a unidade consumidora. Depois de alguns instantes, apareceu somente disponível para pagamento um código de Pix. “Eu pude perceber que há uma vulnerabilidade do site”, explica Kleberson.
O modo de operação do site golpista é se utilizar da unidade para copiar os valores reais da conta de luz e replicar na página falsa com a opção de pagamento via Pix somente. No site oficial da empresa (serviços.energisa.com.br/segunda-via), há opções para retirar o código de barras ou emitir a 2ª via propriamente dita.
“Em análise ao site fake, o mesmo envolve fazer solicitações a essa para obter dados, muitas empresas, incluindo aquelas no setor de serviços públicos, adotam tecnologias modernas, como APIs, para otimizar processos, melhorar a comunicação entre sistemas e oferecer serviços mais eficientes aos clientes”, complementa o analista.
Orientação – A Energisa esclarece aos clientes que o pagamento da conta de energia pelo sistema Pix deve ser feito pelo QR Code disponível nas faturas impressas ou selecionar essa opção de pagamento diretamente no aplicativo Energisa ON ou em qualquer outro canal de atendimento oficial da concessionária.
A orientação é sempre acessar os canais oficiais como o site (www.energisa.com.br/); Whatsapp Gisa ou aplicativo Energisa On (disponível nas lojas de aplicativo Google Play e App Store)
A Empresa reforça também que investe continuamente em segurança tecnológica e segue a regulamentação de proteção de dados dos clientes, cumprindo integralmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A Energisa possui em seus canais as ferramentas e soluções para evitar fraude e outros incidentes.
Por fim, a nota ressalta que é essencial que os clientes usem os canais oficiais de atendimento da Energisa e confiram os dados do destinatário antes de efetuar o pagamento, para evitar quaisquer transtornos. Em caso de suspeita de golpe, informe imediatamente a polícia.