O Goiás Esporte Clube terminou mais uma rodada na liderança do Campeonato Brasileiro Série B após o empate em 0x0 contra o Paysandu no Mangueirão. Agora, o Esmeraldino, que tem 17 pontos, terá uma sequência de três jogos em Goiânia para defender a sua permanência no topo da tabela.
O primeiro adversário do Goiás nesta sequência será Ferroviária no dia 23 de maio. A Ferrinha ocupa a décima primeira colocação na tabela com 11 pontos. Até o momento, a Ferroviária somou duas vitórias, cinco empates e uma derrota com um total de oito gols marcados e seis gols sofridos. A equipe precisa se recuperar no campeonato e vencer pelo menos três partidas seguidas para se aproximar ou entrar no G4 além de contar com o tropeço dos demais adversários da zona de classificação para Série A.
Após o duelo contra a Ferroviária, o Esmeraldino terá um clássico fora de casa no dia 31 de maio quando enfrenta o Atlético Goianiense no Estádio Antônio Accioly. Assim como a Ferroviária, o Rubro-Negro Goiano está posicionado no meio da tabela, na décima segunda posição com 11 pontos e apenas duas vitórias até o momento.
Recentemente o Dragão anunciou a chegada de Fábio Matias, novo técnico que tem o objetivo de ajudar o clube a conquistar o acesso à elite do futebol brasileiro. No duelo contra o Goiás, o Atlético Goianiense terá o fator torcida como aliado na busca pelos três pontos, a chegada do novo treinador também pode dar um fôlego a mais para o Rubro-Negro que precisa reagir no campeonato para entrar na briga pelo acesso.
Por outro lado, o Esmeraldino entra em campo com o objetivo de acabar com o jejum em clássicos. O Verde terá como vantagem a sequência de dois meses sob o comando de Vagner Mancini o que possibilita o elenco a ter um maior entendimento da tática e estilo de jogo do treinador.
No dia 8 de junho o Goiás recebe o Volta Redonda na Serrinha. O Voltaço vive um momento complicado, nas oito rodadas o Aurinegro venceu apenas um jogo, empatou três e perdeu quatro. Com isso o Volta Redonda ocupa a décima sétima colocação na tabela, sendo o primeiro clube da zona de rebaixamento, com seis pontos.
Caso vença os três jogos em Goiânia, o Esmeraldino tem a possibilidade de se tornar líder isolado do campeonato. Ao fim das 38 rodadas, o Goiás tem a possibilidade de se classificar para a Copa do Brasil de 2026, para isso o Verde precisa ser campeão da Série B.