Equipe italiana tirou a invencibilidade de 51 jogos do Bayer Leverkusen, e conquistou seu primeiro título continental
O volante campo-grandense Éderson está vivendo uma semana mais que especial: no domingo (19), veio sua primeira convocação para a Seleção Brasileira, que disputará a Copa América; nesta quarta-feira (22), conquistou seu primeiro título europeu, a Liga Europacomo em Atalantatime de Bérgamo, na Itália.
A vitória por 3 a 0 contra o Bayer Leverkusen, atual campeão alemão, marca ainda o primeiro título continental da Atalanta, que está em quinto lugar na Série A (liga nacional da Itália) e já garantiu vaga para a Liga dos Campeões da próxima temporada.
O time, que teve Éderson como titular, voltou a conquistar um troféu de primeiro escalão após 61 anos. Desde 1963, as únicas taças erguidas pela equipe de Bérgamo haviam sido de divisões inferiores da Itália.
Além disso, a Atalanta quebrou a sequência de 51 jogos de invencibilidade do Bayer Leverkusen, que se tornou a sensação europeia da temporada vencendo a Bundesliga de forma invicta, com 28 vitórias em 34 rodadas. A equipe, comandada por Xabi Alonso, não perdia desde o dia 27 de maio de 2023.
A mãe de Éderson, Edilene Lourenço, assistiu à partida diretamente do Aviva Stadium, em Dublin, palco da final. Em vídeo nas redes sociais, ela escreveu: “Super merecedor desse momento! Deus te abençoe mais e mais. Te amo”.
Confira:
Uma final
A superioridade da Atalanta na partida ficou visível no placar elástico, garantido pelo nigeriano Ademola Lookman, que marcou os três gols do jogo.
O primeiro saiu aos 12 minutos. Ainda no primeiro tempo, aos 26 minutos, o placar foi ampliado com um golaço. A equipe alemã não se encontrou no primeiro tempo, e a Atalanta ficou focada em manter a vantagem.
Naturalmente, o Leverkusen passou a ficar mais com a bola e buscar espaços na defesa adversária. Na segunda etapa, Xabi Alonso trocou um lateral por um centroavante, e tentou mudar a postura da equipe, o que não foi suficiente para diminuir a distância no placar.
A Atalanta se segurou com tranquilidade na defesa, e Lookman marcou seu terceiro gol aos 30 minutos da etapa final.
Éderson na temporada
Atuando como volante, posição que tem como função recuperar a bola e fazer a transição da defesa para o ataque, Éderson participou de 51 jogos na temporada, marcou sete gols e deu uma assistência. Pela Liga Europa, foram 11 jogos e um gol.
Seleção
Éderson foi convocado no último domingo pelo treinador da seleção, Dorival Júnior, para a disputa Copa América.
Inicialmente, a lista de convocados para o torneio continental tinha 23 jogadores, mas com a aprovação da Conmebol para chamar mais três, Dorival Júnior incluiu o volante campo-grandense como uma das opções para o meio-campo do Brasil.
A Copa América deste ano será nos Estados Unidos, do dia 20 de junho a 14 de julho. O Brasil está no grupo D, composto por Colômbia, Paraguai e Costa Rica.
Trajetória
- Após jogar na base do Desportivo Brasil (SP) desde o sub-15, em julho de 2019 o Cruzeiro se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante.
- Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians a custo zero.
- No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou 3 gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020.
- Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza, sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.
- Em janos.
- No clube italeiro do ano seguinte o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana da Itália, por 6,5 milhões de euriano, se destacou rapidamente, despertando o interesse da Atalanta, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador.
- Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, clubes gigantes como Barcelona, Liverpool, Manchester United e Milan apresentaram interesse em contar com o futebol do volante campo-grandense para a próxima temporada.
Colaborou: Felipe Machado e Judson Marinho
Com informações de: Folha Press