Frio intenso provoca geada, e temperaturas podem ficar negativas

Uma frente fria que se desloca na altura do Espírito Santos e litoral da Bahia aumenta a condição de chuva nestes estados. Enquanto isto, o ar frio e mais seco predomina sobre a maior parte do Sul do país. Regiões mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina podem ter geada nesta semana.

Ainda pela influência do vento úmido que sopra do mar contra o continente, algumas áreas do litoral norte catarinense e do leste e litoral do Paraná podem receber um pouco de chuva. Veja os detalhes da previsão do tempo em cada região do Brasil, segundo a Climatempo:

O litoral do Paraná e de Santa Catarina ficam mais nubladas no decorrer do dia e a chuva pode ocorrer com moderada intensidade. Em Curitiba, dia sem sol e mais frio com possibilidade de garoa.

Nas demais áreas do Sul, destaque para o tempo firme. O dia ainda começa gelado e com possibilidade de geada na Campanha Gaúcha, nos pontos mais altos da Serra do RS e catarinense – não descartando temperatura negativa em municípios como São Joaquim, Urupema e Urubici.

A condição de vento segue no decorrer do dia com rajadas de 40 a 50 km/h no litoral gaúcho e no estado do Paraná – as capitais Porto Alegre e Florianópolis terão um dia com mais nebulosidade, mas sem chuva.

Região Sudeste

A circulação atmosférica e a infiltração marítima favorecem a condição de chuva no litoral da região, no norte e noroeste de SP e no Triângulo de Minas. A semana começa com temperaturas mais baixas pela manhã.

As cidades de São Paulo, Belo Horizonte e o Rio de Janeiro ficam mais nubladas e com chance de garoa ao longo do dia, diminuindo a condição à noite.

O risco de temporal aumenta em Vitória, e todo o litoral capixaba fica em alerta neste começo de semana.

Região Centro-Oeste

Segunda-feira com destaque para o calor em Mato Grosso e no interior de Goiás. Esta combinação de tempo quente com a umidade seguem presentes no continente e ajudam na formação de algumas nuvens de chuva, por isso, algumas áreas do norte de MT e do leste e sul de GO podem receber pancadas mais localizadas durante a tarde de segunda.

Não chove em Brasília e em Campo Grande e as temperaturas sobem durante à tarde. As pancadas são mais localizadas no extremo norte e nordeste de MS.

Região Nordeste

O deslocamento da frente fria deixa o sul da Bahia em estado de atenção para chuva forte. De acordo com a Climatempo, teremos um dia com chance maior de rajadas de vento podendo variar em torno de 40 a 50 km/h e com possiblidade de chuva a qualquer momento.

O litoral norte da Bahia, todo o estado do SE e o sul de AL ficam com risco alto de temporais e o tempo segue mais abafado. Dia de sol com destaque para o calor no oeste da BA, sul do MA, PI, CE, interior da PB e do PE.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém a condição de chuva na costa norte da região com atenção para o centro-norte o MA, PI e CE, além de provocar chuva moderada a forte em Natal.

Região Norte

Alerta entre RR, noroeste do PA e o centro-oeste e norte do AP para a ocorrência de chuva a qualquer hora do dia e com risco de raios e trovoadas. Atenção especial para as cidade de Manaus e Belém/PA no decorrer da segunda. O tempo fica firme no AC, em RO e no TO.

✅ Selecione qualquer plataforma abaixo para acessar nossas redes sociais.:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, e Threads.

Siga a Total 40 Graus no Instagram , Facebook , TikTok , YouTube , WhatsApp , Threads . Fique por dentro do que acontece na Total 40 Graus!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Deve ler

spot_img