Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Clima e do Tempo), a aproximação de uma nova frente fria, aliado ao intenso transporte de umidade deverá reforçar a instabilidade no estado. São esperadas chuvas de intensidade fraca a pontualmente moderada, com destaque nas regiões sul, sudeste e sudoeste.
Estão previstas temperaturas mínimas entre 6-10°C e máximas entre 10-17°C para as regiões sul, sudoeste, leste e sudeste. Pontualmente, podem ocorrer valores abaixo dos 5°C. Na região pantaneira, a previsão indica uma trégua das altas temperaturas e do tempo extremamente seco que vem sendo observado no bioma. Existe probabilidade para a ocorrência de chuvas na região, principalmente entre os dias 08 a 11 de julho. No município de Corumbá, as temperaturas mínimas variam entre 11-14°C e máximas entre 15-22°C.
Destaca-se que, a previsão de chuvas no Pantanal sul-mato-grossense, pode ser um fator importante para amenizar o tempo seco na região e consequentemente os focos de calor. Contudo, os volumes de chuva previstos, não revertem o cenário de forte escassez hídrica
na região.
Para as regiões norte e bolsão o tempo deve ficar mais firme com aberturas de sol e aumento de nebulosidade. Não se descartam chuvas de intensidade fraca. Em relação às temperaturas, esperam-se mínimas entre 13-18°C e máximas entre 23-33°C. Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 10-14°C e máximas entre 15-23°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.