Confira a previsão do tempo para a semana de 25 a 29 de novembro em todas as regiões do Brasil. Frente fria traz possibilidade de temporais em diversas áreas. A análise é da Climatempo e do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
No
A semana começa sem chuvas significativas na maior parte da região. Ventos úmidos provocam garoa isolada no litoral de Santa Catarina e Paraná, enquanto o sol predomina nas capitais, com temperaturas mínimas mais baixas no início do dia, subindo gradativamente à tarde.
A partir de quarta-feira (27), uma frente fria avança, trazendo acumulados de 50 a 70 mm em cinco dias, com risco de tempo severo, incluindo queda de granizo e rajadas de vento acima de 70 km/h entre quarta e quinta-feira (28).
Após a passagem do sistema, o clima será mais frio, mas sem formação de geadas. A precipitação favorece a umidade do solo, mas dificulta tratamentos fitossanitários.
Sudeste
A semana será marcada por pouca chuva na maior parte da região. As temperaturas começam mais baixas no sul de Minas Gerais e em São Paulo, mas sobem ao longo da semana.
Pancadas isoladas devem ocorrer no leste e noroeste de Minas, sul do Espírito Santo e sul e litoral norte do Rio de Janeiro.
Uma frente fria deve atingir São Paulo e o Triângulo Mineiro a partir de quinta-feira, com acumulados de até 50 mm, contribuindo para a umidade do solo.
No Rio de Janeiro, Espírito Santo e restante de Minas Gerais, os volumes de chuva serão menores (20 a 30 mm), favorecendo o trabalho no campo.
Centro-Oeste
A segunda-feira (25) será de mais períodos de sol na região, com pancadas de chuva e sensação de abafamento em Mato Grosso.
Sol e pancadas à tarde podem vir acompanhadas de trovoadas no norte e noroeste de Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
Nos próximos cinco dias, a chuva deve variar entre 40 e 80 mm, mantendo a umidade do solo e beneficiando produtores, especialmente em Mato Grosso do Sul, que enfrentou clima mais seco anteriormente.
Há risco de temporais, com rajadas de vento de 40 a 60 km/h, podendo afetar lavouras.
Nordeste
Na segunda-feira, haverá chuva forte no sul do Maranhão, centro-leste e sul do Piauí, e no norte e noroeste da Bahia. A umidade aumenta em Pernambuco, Alagoas e Sergipe; Salvador (BA) segue com chuva persistente.
Em cinco dias, os maiores volumes (até 100 mm) se concentram na Bahia, centro-sul do Maranhão e Piauí, favorecendo a safra 2024/2025. No interior de Pernambuco, sul do Ceará e faixa litorânea leste, os acumulados ficam entre 15 e 20 mm, ajudando a aliviar o calor e reduzindo o risco de incêndios.
Outras áreas devem ter clima quente e seco, com máximas de até 38 °C.
Norte
A semana começa com tempo abafado e pancadas de chuva em todos os estados da região. Há risco de temporais no Acre, sul do Amazonas e Tocantins.
No centro-norte do Amazonas, Roraima, Amapá e litoral do Pará, há previsão de pancadas mais fortes.
O acumulado em cinco dias deve variar entre 50 e 70 mm em Rondônia, Amazonas, Acre, Roraima, centro-sul do Pará e Tocantins, ajudando na umidade do solo e nas safras de verão.
No centro-norte do Pará e no Amapá, a previsão é de acumulados entre 20 e 25 mm. A situação dos rios melhora gradativamente, mas ainda está longe da normalidade.