Nesta semana, de 4 a 8 de novembro, o Brasil enfrenta variações climáticas significativas, com previsão de temporais, acumulados de chuva e períodos de calor intenso, conforme informações da Climatempo e análise do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural.
Confira as condições climáticas detalhadas por região.
No
A semana começa com pancadas de chuva irregulares no Sul. O Rio Grande do Sul terá sol com pancadas à tarde no oeste e sudoeste, enquanto o litoral de Santa Catarina e o meio-oeste catarinense também devem registrar chuvas.
Não Paranáhá previsão de chuva mal distribuída no sul, centro e leste, enquanto as demais áreas do estado terão tempo firme e mais sol.
O acumulado de chuva na semana varia entre 40 e 70 mm nos três estados, com alerta para até 100 mm no norte do Paranáo que pode impactar as operações agrícolas.
Há risco de tempo severo, com rajadas de vento intensas e queda de granizo, especialmente entre segunda (4) e quarta-feira (6), devido à influência de um cavado, seguido por uma nova frente fria na quinta-feira.
Sudeste
A região terá início de semana instável, com chuva frequente em São Paulo, Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Temporais são esperados no interior mineiro e norte paulista.
No Rio de Janeiro e em Vitória (ES), o dia começa com sol e clima abafado, mas pode chover em momentos isolados.
Nos próximos cinco dias, o acumulado de chuva em São Paulo e no Triângulo Mineiro varia entre 80 e 150 mm, com possibilidade de temporais e ventos de 40 a 60 km/h, além de risco de granizo.
A reposição de umidade favorece a safra 2024/2025 no Sudeste, com exceção do nordeste mineiro, que ainda precisa de mais chuvas.
Centro-Oeste
A circulação de ventos mantém o tempo instável na região, com chuva intensa e temporais previstos para o Distrito Federal, leste e nordeste de Mato Grosso do Sul e centro-oeste e norte de Mato Grosso.
Ó acumulado de chuva entre 60 e 100 mm nos próximos dias é positivo para a safra 2024/2025 e ajuda na recuperação das pastagens, com alívio para o gado em confinamento. No entanto, há risco de ventos de 40 a 60 km/h e atividade elétrica intensa (raios), o que pode afetar as lavouras.
Nordeste
O início da semana terá chuva no oeste e sul da Bahia, com risco de temporais em Ilhéus e Barreiras. No sul do Maranhão e do Piauí, chove de forma irregular, enquanto o tempo se mantém firme em São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE).
Chuva moderada é esperada no litoral de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, com acumulados de 20 a 30 mm no sul da Bahia e Maranhão, o que melhora a umidade do solo.
O calor predomina no restante do Nordeste, com temperaturas entre 36 °C e 39 °Caumentando o risco de incêndios.
Norte
A semana começa com clima abafado e possibilidade de temporais no Amazonas, Acre, Rondônia, sul do Pará e Tocantins. O sul de Roraima também pode registrar chuvas irregulares, e há previsão de pancadas isoladas no norte do Amapá.
O acumulado de chuva nos próximos cinco dias varia entre 60 e 80 mm no Amazonas, centro-sul do Pará, Rondônia e Tocantins, contribuindo para a umidade do solo e favorecendo a implementação da safra 2024/2025.
No entanto, o centro-norte do Pará, Amapá, Roraima e Acre terão uma semana quente e seca, com temperaturas acima de 36 °C e chuvas escassas, limitando a reposição da umidade do solo.