Com prazos prorrogados devido a pandemia, processos têm até o dia 31 de dezembro para conclusão
Mesmo com prazos prorrogados, Mato Grosso do Sul (MS) pode ter até 91,5 mil processos de primeira habilitação expirados até o final do ano. A informação foi divulgada hoje pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (DETRAN-MS).
De acordo com o Detran, iniciados entre os anos de 2019 e 2023, a alta demanda de processos prestes a vencer se deve graças uma ‘herança da pandemia’, em que o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) prorrogou o prazo de conclusão até 31 de dezembro de 2024.
Além disso, conforme Dados da Diretoria de Habilitação do Detran-MS, existem 22.300 processos de primeira habilitação que estão na última etapa, mas permanecem sem conclusão.
“Nos últimos 6 meses nós já conseguimos habilitar 11.700 condutores dessa demanda represada. Por enquanto estamos conseguindo atender os agendamentos de forma tranquila, e ainda não houve necessidade de atendimentos extras. Mas nossa orientação é que os candidatos que estão com processo em andamento e que tenham interesse em concluir, procurem o seu CFC, se programem e aproveitem que ainda existe tempo hábil para conclusão”, explicou Lina Zeinab, Gerente de Exames de Habilitação.
Ainda assim, durante o primeiro semestre deste ano, foram emitidas 15.733 CNH’s decorrentes de processos de primeira habilitação, o equivalente a 40% do total registrado durante todo o ano de 2023.
Em Mato Grosso do Sul, mais de 95 mil processos estão em andamento e possuem a chance de serem finalizados até 31 de dezembro. Deste número, 8 mil estão aguardando agendamento para o exame teórico, enquanto 24 mil se encontram na etapa de agendamento do exame prático de 2 e 4 rodas.
Os roteiros dos exames teóricos e práticos de Campo Grande e do interior do estado podem ser consultados no site www.detran.ms.gov.br no submenu “Roteiro de Exames”
Desistência
Ao longo do tempo, para alguns alunos, o processo de adquirir a habilitação pode se tornar, além de extenso, custoso para quem faz, ocasionando por muitas vezes na desistência. Com etapas variadas, a formação vai desde exames médicos, aulas teóricas e práticas até a realização de provas junto ao Detran para se habilitar.
Segundo a Gerência de Exames de Habilitação, em alguns casos, os alunos iniciam o processo para tirar CNH nas categorias A e B, são aprovados no exame prático de uma delas, mas por razões variadas, não conseguem concluir a outra categoria.
Nestes casos, uma alternativa pode ser a desistência de categoria que pode ser requerida no Centro de Formação de Condutores (CFC) ou protocolada junto ao Detran-MS.
window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘817366702975485’,
cookie : true,
xfbml : true,
version : ‘v19.0’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)(0);
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));