Corumbá
Militares de Brasília e Rio Grande do Sul reforçam ações no Mato Grosso do Sul
Por João Paulo Ferreira | 27 junho, 2024 – 9:46
Duas equipes da Força Nacional estão a caminho do Mato Grosso do Sul para reforçar o combate aos incêndios florestais no Pantanal. Ao todo, 82 bombeiros foram mobilizados, sendo 42 do Distrito Federal em 15 viaturas e 40 do Rio Grande do Sul em 10 caminhonetes e um caminhão de suprimentos. Ambas as equipes partiram na última quarta-feira (26) e devem chegar nos próximos dias.
A mobilização é resultado de um pedido do Governo de Mato Grosso do Sul, em integração com o Governo Federal e instituições competentes. O esforço visa ampliar as ações para combater os focos de incêndio no Pantanal, que têm causado grandes prejuízos ambientais.
Na região, 62 militares estaduais substituíram as equipes de campo no combate aos incêndios florestais no entorno de Corumbá. Esses profissionais estão atuando no Sistema de Comando de Incidentes (SCI), nas áreas de planejamento, logística, operações, finanças e outras atividades.
O grupo de ação também conta com o reforço de uma aeronave do ICMBio, totalizando cinco aviões Air Tractor, sendo uma do Corpo de Bombeiros e quatro do ICMBio, além de dois helicópteros do CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo).
Na ação de campo realizada na última terça-feira (25), a equipe monitorou a região da BR-262, próximo à ponte do Rio Paraguai, onde o foco foi controlado, restando apenas pontos de calor. Entre o Rio Miranda e o Rio Abobral, as ações de combate ocorreram durante todo o dia.
Além disso, quatro aeronaves Air Tractor foram empenhadas próximo à Fazenda Baía Mondego, com apoio das equipes do PrevFogo, em direção a outra propriedade rural. Na região do Abobral e Miranda, um sobrevoo foi realizado para identificar pontos de atenção e traçar estratégias conjuntas com a equipe em solo.
Outras ações de combate e monitoramento estão sendo desenvolvidas na região da Baía do Tamengo, próximo a Corumbá, assim como na região da Maracangalha, demonstrando o esforço contínuo para controlar os incêndios e proteger o Pantanal.