A fumaça gerada pelo incêndio causou problemas de visibilidade na BR-163, comprometendo o trânsito na região
Um incêndio de grandes proporções, que teve início em um canavial da Usina Sonora, em Mato Grosso, cruzou a fronteira e devastou uma fazenda em Mato Grosso do Sul, resultando na trágica morte de um brigadista de 19 anos. As chamas, impulsionadas por fortes ventos, rapidamente se alastraram, causando destruição e colocando em risco a vida de muitos.
A tragédia teve início na manhã de quinta-feira (22), quando as chamas, que se originaram em um canavial da Usina Sonora, localizada na divisa entre os dois estados, escaparam do controle. Apesar dos esforços dos brigadistas da usina, o fogo se propagou rapidamente, impulsionado por fortes ventos.
O brigadista Paulo Henrique Pereira Souza, de apenas 19 anos, infelizmente perdeu a vida enquanto combatia as chamas. Em nota, a Usina Sonora lamentou profundamente a perda e destacou os esforços de toda a equipe para conter o incêndio.
As chamas, que rapidamente cruzaram o Rio Correntes, atingiram a Fazenda Cambaúva, localizada em Mato Grosso do Sul. Funcionários da fazenda relataram que o fogo chegou por volta do meio-dia, consumindo pastagens e lavouras.
“Nós temos lavoura e pasto para gado. Tem muitas pessoas aqui tentando controlar as chamas, muitos caminhões-pipa e tratores. A Usina Sonora alugou aviões que também estão jogando água”, contou o trabalhador por telefone e se identificou como José.
“O vento estava muito forte e as chamas muito altas. Não tivemos como conter o avanço do fogo”, relatou Adelino Lopes, um dos brigadistas da Usina Sonora.
As equipes de combate a incêndios de ambos os estados trabalharam incansavelmente para controlar as chamas, utilizando aviões cedidas, caminhões-pipa, tratores. No entanto, a vastidão do incêndio e as condições climáticas adversas dificultaram o trabalho.
A fumaça gerada pelo incêndio causou problemas de visibilidade na BR-163, comprometendo o trânsito na região. Além disso, a tragédia levantou preocupações em relação aos impactos ambientais, como a perda de biodiversidade e a poluição do ar.