Registro foi capturado por câmeras de monitoramento no Pantanal
Câmeras trap estão espalhadas pelo Pantanal de Mato Grosso do Sul, principalmente na Serra do Amolar, em Corumbá. Os equipamentos servem para o monitoramento da fauna, sendo assim, flagra momento fofos, como a amizade entre um filhote de anta e um passarinho.
O Incab-Ipê (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira) compartilhou o registro inusitado onde um passarinho da espécie conhecida como gralha-do-pantanal faz da cabeça do filhote um poleiro.
As redes sociais da iniciativa compartilham registros diários no quadro A Vida Agitada das Antas. “Até mesmo as antas vão para o playground brincar com os amigos! O pequeno Romeu fez um amigo em meio ao dia de brincadeira”.
Conservação
O eBird, um site de pesquisa sobre avistamento de pássaros, descreve a gralha-do-pantanal menos comum e mais achada em habitats mais preservados.
Já a presença da anta no ambiente natural é vital para o equilíbrio dos ecossistemas, pois, ao se alimentar de frutos e dispersar sementes por longas distâncias, contribui para a regeneração das florestas e a manutenção da biodiversidade.
Segundo o projeto Eco 21, as antas são animais herbívoros que ingerem entre oito e nove quilos de alimento por dia, incluindo folhas, ramos, brotos, caules, cascas de árvores, plantas aquáticas e frutos.