Com a aproximação do furacão Milton, autoridades da Flórida alertam que a evacuação deve ser feita imediatamente para evitar congestionamentos e dificuldades de acesso a locais seguros. O Diretor do Florida Emergency Management, Kevin Guthrie destacou que “o trânsito nas rodovias ficará intenso, e aqueles que demorarem para sair enfrentarão maiores desafios”.
Para facilitar a retirada, o Departamento de Transporte liberou o uso do acostamento esquerdo em algumas rodovias interestaduais, como a I-4 e I-75, para aumentar a fluidez do tráfego. No entanto, a escassez de gasolina tem sido um grande obstáculo. Dados do GasBuddy mostram que 14,5% dos postos de gasolina no estado estão sem combustível, um aumento significativo em relação a dias anteriores, com a situação mais crítica em áreas com ordens de evacuação obrigatória.
O governador Ron DeSantis assegurou que o estado está trabalhando para reabastecer os postos e tem reservas de combustível em trânsito. Moradores que tentaram retornar após o furacão Helene encontraram suas casas danificadas e foram forçados a evacuar novamente, enfatizando a seriedade da situação.
A cidade de Treasure Island restringirá o acesso às ilhas após a evacuação, reforçando que a segurança dos moradores é a prioridade máxima.