Um apagão cibernético afeta serviços importantes em vários países do mundo nesta sexta-feira (19/7). Empresas aéreas também enfrentam problemas, com mais de 1,4 mil voos cancelados. Um vídeo do rastreador de voos Flight Radar mostra a malha aérea desligando com o resultado do evento.
Segundo diferentes veículos de imprensa, houve impactos até mesmo nos sistemas de saúde em alguns países, como Reino Unido e Alemanha. Algumas cirurgias eletivas chegaram a ser canceladas em hospitais devido às falhas nos sistemas de TI.
Os problemas foram causados por falha em um software fornecido pela Microsoft em parceria com a companhia de segurança cibernética CrowdStrike. Em comunicado, as empresas afirmaram que estavam trabalhando para combater o problema.
Em postagem na rede social X (antigo Twitter), o presidente da CrowdStrike, George Kurtz, afirmou que estava trabalhando para oferecer apoio aos consumidores afetados, e disse que o problema afeta apenas o sistema operacional Windows – Mac e Linux não foram afetados.
“Este não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado e a operação para consertar já está em andamento”, garantiu Kurtz, que disse ainda que os canais oficiais de comunicação da empresa estão à disposição dos clientes.
🚫 APAGÃO CIBERNÉTICO
Flight radar mostra a malha aérea dos EUA desligando com o bug da Crowdstrike e da Microsoft.
Diversos aviões tiveram que pousar ou foram proibidos de decolar no país. foto.twitter.com/gKyosZdnPs
— Camarote da República (@camarotedacpi) 19 de julho de 2024