Fiscalização realizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), entre os dias 23 e 26 de setembro, encontrou irregularidades em dois estabelecimentos localizados na cidade de Dourados, a 230 km de Campo Grande.
As ações de fiscalização são realizadas regularmente pela agência em vários estados do país.
Em Mato Grosso do Sul, a ANP fiscalizou 11 postos de combustíveis, três revendas de GLP (gás liquefeito de petróleo) e duas distribuidoras de combustíveis.
Em Dourados, foram duas autuações. Uma delas foi aplicada em um posto de combustíveis que não estava realizando a drenagem obrigatória dos fundos dos tanques de óleo diesel.
Já outra autuação foi aplicada em uma revenda de GLP por transporte irregular de botijões de 13 kg por meio de cangalhas acopladas à garupa de motocicleta.
Na capital, não foram encontradas irregularidades. Além das autuações, sete coletas de amostras de combustíveis foram feitas e encaminhadas para análise em laboratório.
Como funciona
Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos.
Além disso, documentações de autorização de funcionamento das empresas e as relativas às movimentações dos combustíveis também são fiscalizadas.