O feriado de Finados no sábado (02), terá esquema especial em cemitérios públicos de Campo Grande, com expectativa de receber 30 mil visitantes. O planejamento conta com plantão de servidores para orientação, linhas de ônibus extras, missas e lugares marcados para ambulantes.
De acordo com a prefeitura de Campo Grande, a manutenção e limpeza foi intensificada nos últimos dias. No sábado, os cemitérios atendem das 7h às 17h, com duas missas programadas em cada cemitério — uma pela manhã (8h) e outra à tarde (15h).
Também serão garantidos espaços, devidamente demarcados, para a permanência dos ambulantes sem que obstruam a passagem de pedestres e veículos, a partir de 60 metros das entradas dos cemitérios públicos.
A Guarda Civil vai reforçar a segurança dos cemitérios com 20 viaturas e servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sisep) estarão à disposição para auxiliar os visitantes com a localização dos túmulos e jazigos.
Será mantida durante toda a semana, uma estrutura de atendimento disponível para melhor receber a todos nos dias posteriores ao feriado. A Sisep orienta os visitantes a levarem sua própria água para consumo.
Linhas de ônibus
Quanto ao Transporte Público Coletivo, no dia 2 de novembro haverá tarifa promocional de R$ 1,90 para pagamentos realizados com o cartão eletrônico (SMART CARD). As linhas de ônibus seguirão o seguinte planos:
Para atender aos cemitérios, haverá duas linhas especiais disponíveis: a linha 300/Cemitério Jardim da Paz e a linha 400/Cemitério Santo Amaro.
A Agetran também disponibilizará três veículos de reserva com tripulação nos terminais, das 5h30 às 8h30 e das 16h às 18h30, além de apoio na Praça Ary Coelho, das 15h às 18h, para atender demandas emergenciais.
O Consórcio Guaicurus acompanhará o fluxo de passageiros e poderá ajustar a operação conforme necessário, especialmente nos horários de pico, que ocorrerão das 4h40 às 8h30, das 10h30 às 13h30 e das 16h às 18h30.
O maior cemitério de Campo Grande, Santo Amaro, está há mais de um ano com parte do muro caída e fechado na base de uma ‘gambiarra’. Assim, tapumes de lata tentam preservar o acesso e ocultar os túmulos a poucos dias do Feriado de Finados, no próximo 2 de novembro.
Os trechos do muro que começaram a cair em outubro do ano passado e foram fechados com tapumes de zinco de maneira improvisada, seguem assim, mesmo após mais de um ano da primeira queda.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!
🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀