Licença com a detentora dos direitos do BBB, a Endemol, só acaba em 2027
Boninho, que estava no comando do Big Brother Brasil há mais de 20 anos, anunciou a sua saída da Globo, deixando uma grande incógnita sobre a continuação do reality. Afinal, o BBB vai acabar ou não? De acordo com o jornalista Lucas Pasin, a próxima edição do programa está garantida, mas o mesmo não se pode dizer dos próximos anos.
Segundo a coluna, o contrato entre a Globo e a Endemol – produtora que detém os direitos originais do BBB – a princípio, se encerra apenas em 2027. Ou seja, com a emissora tendo os direitos do programa garantidos até lá, a saída de Boninho não afeta em nada na continuação.
Veja as fotos
Contudo, segundo fontes do jornalista, a Endemol demonstrou um interesse em mudar o contrato com a Globo. A produtora está ciente do sucesso da versão brasileira do reality e dos lucros que ele trás, e quer rever os valores para a licença no Brasil. Há uma preocupação por parte da emissora de que os valores fiquem muito altos com as modificações.
Na diretoria interna, discute-se a ideia de um plano B envolvendo a criação de um reality original, evitando a dependência total ao BBB. O papo dos bastidores é que a próxima edição do BBB será um ultimato sobre a renovação da licença, ou seja: O BBB25 tem que ser um sucesso comercial estrondoso para que a renovação da licença “compense”.
Até lá, diretores e criativos da emissora estão sendo cobrados para pensarem em alternativas para suprir a possível falta que o Big Brother deixará na programação. O martelo entre Globo e Endemol só deve ser batido mesmo em 2026, um ano antes da licença expirar. Até lá, as novas temporadas do BBB serão vistas sob a “vista grossa” da diretoria da Globo.