“No belo Mato Grosso, há duas décadas passadas,
Naquele tempo querido, memórias que ficam marcadas.
Nas matas onde eu caçava, encontrei um arbusto singelo,
Levei-o para minha casa, no quintal o plantei com zelo.
Era um cedrinho pequeno, em desenvolvimento.
Se você tem mais de trinta anos, certamente já ouviu Este clássico sertanejo, que o coração seduziu. Pois bem, o pé de cedro, inspiração de Zacarias Mourão, Nesta canção tão amada, teve seu fim em Coxim, no chão. Estima-se que em 1948, Zacarias o plantou, E junto à cidade cresceu, um símbolo que ficou. Na praça, que também leva o nome do artista, Foi danificado por um raio, uma história realista.
Em 2006, o raio o atingiu, causando-lhe dano, E nos últimos tempos, sustentado por um plano. Cabos o seguravam, diante do risco iminente, Mas na quarta-feira passada, revelou-se sua sina premente. Conforme o Coxim Agora relata, a Comissão Mista confirmou, Que a árvore, ao tempo, enfim padeceu.
O prefeito Edilson Magro, também se manifestou, Afirmando que o fim do cedro, já se previu. Um biólogo alertou, no ano passado já, Que o pé de cedro estava perto do seu final a chegar. Com a idade avançada, e o raio que o atingiu, O calçamento da praça, ainda mais o destruiu. O prefeito relata, um laudo pericial detalhado, Que a causa do fim do cedro, foi confirmado.
Uma audiência pública, foi marcada então, Para o dia 9 de maio, será discutida a solução. O Imasul participará, deste momento crucial, Para preservar a memória, do cedro tão especial. Mas agora, o símbolo de Coxim, se eterniza Apenas nos versos da canção, que Zacarias imortaliza.”
The post Fim de uma era: Pé de cedro que inspirou canção sertaneja morre em Coxim appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.