Este fim de semana promete ser marcado por temperaturas elevadas e baixa umidade do ar em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. A previsão é que Campo Grande registre a maior temperatura do ano entre hoje e quarta-feira.
Até o momento, o maior índice de calor registrado na Capital ocorreu nos dias 12 e 19 de março, quando os termômetros marcaram 36,2ºC.
Nesta manhã, Campo Grande já apresenta céu aberto e temperatura de 23ºC. A previsão é que a temperatura máxima alcance 37ºC entre hoje e quarta-feira. Não há expectativa de chuva, e a umidade relativa do ar pode cair até 20%.
Nas cidades da região pantaneira, as máximas desta sexta-feira devem atingir 39ºC em Porto Murtinho, Corumbá, Aquidauana e Coxim. No sul do Estado, Ponta Porã terá máximas de 36ºC e Dourados, 37ºC.
Outras cidades de Mato Grosso do Sul também enfrentam temperaturas elevadas: Chapadão do Sul, Costa Rica e São Gabriel do Oeste podem alcançar 36ºC; Três Lagoas, Ivinhema, Naviraí, Paranaíba, Nova Andradina, Nova Alvorada do Sul e Bonito devem registrar máximas de 37ºC; e Maracaju e Água Clara podem chegar a 38ºC.
De acordo com o Climatempo, uma nova massa de ar quente está concentrada na maior parte da região central do Brasil. Esse sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes, resultando em um tempo mais seco e temperaturas elevadas.
Fonte: Maria Eduarda Leal