Encontro pastoral Regional Oeste reúne mais de sete dioceses em prol da evangelização pela comunicação
Karina Campos –
O Encontro Regional da Pascom (Pastoral da Comunicação), da CNBB Oeste (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), completa oito anos de formação de das dioceses do Brasil e em Mato Grosso do Sul. Neste ano, o evento é sediado em Campo Grande, com o encerramento neste domingo (20).
A edição eleva o tema da comunicação e ética para evangelizar com responsabilidade e compromisso no ambiente digital. Membros de sete dioceses do Estado visitaram a redação e estúdio do Jornal Midiamax para conhecer a rotina do jornalismo.
“O evento soma para a pastoral que vem crescendo ano a ano. Foram dois dias de experiência que a diocese de Jardim participa. Tivemos o privilégio de conhecer Dom Dimas, trazer palestrantes e ver palestrantes. Sou veterano no evento”, relata o coordenador da pastoral de Jardim, Luiz Paulo de Souza.
“É importante conhecer a grandiosidade da redação, em como tudo vai ao ar. Nós não tínhamos a menor noção de como uma redação funciona e isso abre um leque de possibilidades na comunicação”, diz Geovana Ferreira Moraes, da Paróquia São Vicente de Paula, em Naviraí.
“É importante entender que a pastoral tem um local de fala, não só religioso, mas que um lugar em que sabemos como funciona a comunicação. Entender o trabalho abre um leque na nossa cabeça, em entender como é o dia a dia da notícia. Muitas vezes, a pastoral não contava com uma pessoa formada na comunicação e, agora, conhecemos como é”, comenta Audinéia Nogueira, de Campo Grande, da Nossa Senhora das Graças, em Campo Grande.
Nova edição
Neste ano, a formação leva a temática da humanização do processo de criação em tempos de Inteligência Artificial. O objetivo é reformar a qualidade da mão de obra humanização, em mostrar emoções através da comunicação e espiritualidade.
Representando o assessor da comunicação da Diocese de Marília, em São Paulo, o Padre Tiago Barbosa, palestrou sobre o uso sadio da inteligência artificial e aprimoramento da evangelização no trabalho pastoral.
O evento foi realizado em dois dias, com equipes de Campo Grande, Jardim, Naviraí, Corumbá, Dourados, Coxim e Três Lagoas. Conforme o padre Diego Mariano, da diocese de Três Lagoas, a expectativa é que o evento tenha mais uma edição regional.