Divulgando as modalidades paralímpicas e fomentando a inclusão social, o Festival Paralímpico reuniu centenas de crianças por meio do esporte no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.
O evento aconteceu na manhã deste sábado (7), as crianças e jovens presentes tiveram a oportunidade de experimentar a pratica de três modalidades paralímpicas, sendo elas: voleibol sentado, atletismo e esgrima em cadeira de rodas.
As atividades foram organizadas em sistema de rodízio, com duração de 30 minutos para cada modalidade. O evento foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
No festival, Leandro Fonseca, diretor de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, enfatizou a importância do evento para conscientizar a população sobre o paradesporto. “O Festival Paralímpico é um dia de conhecimento. Apresentamos à comunidade que existe esporte para pessoas com deficiência. Hoje, houve experimentações de diversas modalidades. Muitos pais desconhecem que pessoas com deficiência podem praticar atividades esportivas, e este é o momento de levar essa mensagem”, destacou.
Entre os participantes estava Gabriel Ferreira Rodrigues, campeão mundial juvenil de judô paralímpico na Alemanha e vice-campeão em competição no Cazaquistão. Ele compartilhou sua experiência para inspirar jovens sul-mato-grossenses. “Sou um exemplo de como o esporte transforma a vida pessoal, social e familiar. Meu conselho é que as pessoas não desistam, mantenham o foco, porque o esporte faz bem para a mente e para o corpo”, declarou Gabriel.
SEGUNDA EDIÇÃO
Neste sábado foi realizada a 2ª edição do Festival Paralímpico neste ano, sendo este o único deste porte na América Latina. Seu principal objetivo é oferecer às crianças com deficiência a oportunidade de vivenciar diversas modalidades paralímpicas, de forma gratuita.
A primeira edição do Festival Paralímpico no Estado ocorreu em 2018, já a 1ª edição deste ano, foi realizada em setembro, no Centro Poliesportivo Mamede Assem José, na Vila Almeida, em Campo Grande.
CORREIO DO ESTADO