A abertura da temporada de festas juninas já trouxe um impacto positivo para o comércio em Goiás. Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO), a primeira semana de celebrações foi suficiente para aumentar o ânimo dos lojistas, que agora veem junho como uma janela importante para impulsionar as vendas, especialmente entre datas tradicionalmente fortes como o Dia das Mães e o Dia dos Pais.
Uma pesquisa recente realizada por um bureau de crédito revelou que 60% dos comerciantes da região Centro-Oeste esperam crescimento nas vendas motivado pelas festas juninas. Além disso, 46% acreditam que o período também será responsável pela abertura de vagas temporárias, reforçando o mercado de trabalho sazonal.
O presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro, destaca que o período é estratégico para o varejo. “As festas juninas são fundamentais para movimentar o comércio e fazer a economia circular nesta época do ano, em que, depois do Dia dos Namorados e até o Dia dos Pais, não há data comemorativa com forte apelo comercial. Portanto, é uma grande oportunidade para os lojistas aumentarem as vendas e reforçar o caixa das lojas.”
Entre os segmentos mais beneficiados estão os de roupas, calçados, acessórios, bebidas, comidas típicas, produtos para festas e serviços voltados ao lazer e entretenimento. Muitos comerciantes já adaptaram suas estratégias para aproveitar a temporada, com ações promocionais, temáticas e maior presença em eventos locais.
A empresária Brunna Lira, que atua com moda feminina por meio de uma loja virtual, decidiu investir em vendas presenciais durante as festas juninas promovidas em condomínios da capital. Com essa estratégia, ela espera um incremento nas vendas de 30%, até o final de junho.
“É uma oportunidade que eu e minha sócia vimos para atrair novas clientes num ambiente descontraído e informal. E já neste sábado, na 1ª festa que fizemos, nós conseguimos fechar boas vendas.”
Outro comerciante que tem percebido os efeitos positivos da temporada é Antônio Carlos de Souza, dono de um empório especializado em ingredientes da culinária goiana. Com a chegada das festas, ele reforçou o estoque e ampliou a oferta de produtos típicos para atender à demanda crescente.
“Essa é a melhor época para o nosso segmento. A gente já sente o movimento aumentar desde o final de maio, mas agora, com as festas acontecendo, o fluxo de clientes na loja praticamente dobrou. Todo mundo quer preparar uma pamonha, um curau, ou comprar ingredientes para o arraial em casa. Está sendo excelente.”
Além das vendas em lojas físicas, bares, restaurantes e espaços de lazer também estão sentindo os efeitos positivos do momento. As comemorações promovidas por escolas, clubes e empresas aumentam o consumo de alimentos e bebidas típicas, além de roupas temáticas e itens decorativos.
Vários fatores contribuem para esse cenário favorável, como o clima mais ameno, o retorno das festas presenciais e o apelo cultural das celebrações juninas. É importante ressaltar ainda que o período é ideal para ações comerciais criativas e segmentadas.
Outro destaque da temporada é o uso estratégico das redes sociais, somado à atuação em eventos comunitários e locais, que tem permitido aos lojistas alcançar novos públicos e ampliar sua presença no mercado.
O mês de junho é uma oportunidade para ter um bom desempenho em vendas, e pode ser decisivo para o fechamento positivo do primeiro semestre, num momento em que a economia ainda se recupera e os consumidores estão mais atentos aos gastos.
“Junho é, para muitos lojistas, uma chance de ouro para equilibrar as contas e preparar o caixa para o segundo semestre. Quem souber aproveitar o momento com criatividade e foco no cliente tem tudo para colher bons frutos”, conclui Antônio.