Na última quarta-feira (26), a Pediatria do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) promoveu uma Festa Junina, levando cores e sorrisos aos familiares, acompanhantes e pequenos pacientes internados. O evento, que proporcionou momentos de diversão e descontração, também trouxe doses de esperança e união para as crianças e suas famílias.
A celebração, realizada no Jardim dos Prematuros do hospital, contou com a presença especial de pacientes que raramente têm a oportunidade de sair do leito devido às suas condições de saúde. Entre eles, estavam crianças que, desde o nascimento, nunca haviam deixado o ambiente hospitalar. A emoção e a alegria eram visíveis nos rostos dos pequenos e de suas famílias, que puderam aproveitar a festa decorada com bandeirinhas coloridas, balões e atividades típicas do São João.
A psicóloga Franciele Marques de Lima, uma das organizadoras do evento, destacou o crescimento da festa deste ano em comparação com as duas edições anteriores. “Quisemos encarar esse desafio para realmente conseguir trazer essa fuga do ambiente hospitalar e levar as crianças para um lugar aberto e mais amplo, considerando que o risco de contaminação seria maior em um ambiente fechado”, afirmou Franciele.
O evento foi cuidadosamente planejado para incluir atividades típicas das festas juninas, como pescaria e comidas tradicionais, tudo adaptado para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes. Profissionais da saúde, estudantes e colaboradores do Humap-UFMS participaram vestidos tipicamente como caipiras, tornando a festa ainda mais envolvente.
Além de proporcionar alegria e entretenimento, eventos como esse têm o potencial de causar um impacto positivo significativo na recuperação dos pacientes. A humanização do ambiente hospitalar pode contribuir para a melhora do bem-estar emocional das crianças, refletindo em uma recuperação mais rápida e eficaz.
A prática de humanização do atendimento hospitalar é cada vez mais valorizada em instituições de saúde, visando não apenas tratar doenças, mas também oferecer suporte emocional e psicológico aos pacientes. A Festa Junina da Pediatria do Humap-UFMS exemplifica como iniciativas simples podem transformar positivamente o ambiente hospitalar e fazer a diferença na vida dos pacientes, lembrando que mesmo nos momentos mais desafiadores, é possível encontrar motivos para sorrir e celebrar a vida.
“Deu muito certo, tivemos bastante adesão e participação graças a todos os profissionais e ao total apoio da universidade. Tudo foi planejado e construído por nós e executado pelos alunos. As festas acabam se tornando também uma atividade pedagógica para os estudantes, mostrando para eles uma saúde que vai muito além do adoecimento físico. É assim que crescemos enquanto humanização dos nossos processos de saúde, desde a formação dos nossos estudantes na UFMS”, finalizou Franciele.