A Festa do Queijo de Rochedinho, realizada no último sábado (8), foi um sucesso, reunindo amantes da música sul-mato-grossense e da gastronomia regional. A 7ª edição do evento começou às 16h e se estendeu até a madrugada, transformando a Praça de Rochedinho em um ponto de encontro para todas as idades. Famílias inteiras aproveitaram a variedade de pratos típicos enquanto dançavam ao som de Gilson & Júnior e Alma Serrana, artistas renomados da região.
Dona Célia Jerônimo, participando pela primeira vez a convite da irmã, mostrou-se entusiasmada com a festa. “Vim com minhas irmãs e minha mãe e estamos levando queijo para a família inteira. Compramos mais de 10 quilos. Até o presente de Dia dos Namorados do meu marido eu garanti aqui”, relatou.
O casal Maria Aparecida Farias e Alcides de Souza retornou ao evento após uma experiência positiva em 2023. “Já compramos requeijão, queijo fresco, farofa e cúrcuma. E ainda estamos começando”, comentou Maria, rindo.
O evento contou com mais de 50 empreendedores e produtores da região, oferecendo uma variedade de produtos como queijos e derivados do leite. A praça de alimentação foi um destaque, com opções que iam do cachorro-quente ao churrasco de chão, além de food trucks oferecendo pratos variados e bebidas como churros, acarajé, drinks e chopp pilsen.
Roberto Tiago da Costa, da Farofa D’Fatima, participou pela primeira vez e elogiou a organização e as vendas. “A festa está muito organizada, as vendas estão excelentes, a gente quer crescer com nosso produto e esses eventos nos ajudam a chegar ao nosso objetivo”, afirmou.
A empresária Gláucia Magali Tarouco Batista, da Zitrus – Mundo Cítrico, também estreou na festa e destacou a importância das conexões e vendas realizadas. “Pudemos mostrar nosso produto e nos conectar com outras pessoas. Vendemos muito bem e só temos a agradecer a oportunidade de participar”, disse.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, destacou a importância do evento para a economia local. “A Festa do Queijo de Rochedinho reuniu música, queijos, doces, artesanato e muita animação, valorizando os produtores locais e movimentando a economia”, afirmou. Ela também anunciou a entrega de instrumentos musicais novos para a banda da escola do distrito.
Mara Bethânia Gurgel, secretária Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), ressaltou o valor cultural e turístico da festa. “A Festa do Queijo agregou o que há de melhor em um evento cultural e turístico, valorizando a gastronomia local, o artesanato e oferecendo música e entretenimento para todos”, comentou.
O subprefeito de Rochedinho, Silvio Santos, destacou a parceria entre diversas secretarias para a realização do evento. “Milhares de pessoas passaram por aqui e puderam prestigiar o trabalho dos produtores da região”, afirmou.
Para Pedro Espindola Camargo, secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, o planejamento foi essencial para o sucesso da festa. “Foi tudo feito com muito planejamento, na busca de organizar os grupos produtores e garantir que todos tivessem uma excelente experiência. Com isso fomentamos a produção de Rochedinho e mostramos que a região tem produção de primeira linha”, explicou.
A 7ª edição da Festa do Queijo de Rochedinho foi organizada pela Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e pela Subprefeitura de Rochedinho.