Fenômeno político na internet, o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB)um dos campeões de votos na última eleição, servirá de referência para a nova estratégia de comunicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A mudança nas redes sociais foi uma das primeiras promovidas pelo novo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeiraque assumiu na terça-feira, 15, no lugar de Paulo Pimenta.
Mesmo antes de assumir o cargo, Sidônio já havia sondado nomes da equipe de João Campos para compor o time do Planalto. Rafael Marroquim, o marqueteiro do prefeito da capital pernambucana, conversou com o novo chefe da Secom, foi pessoalmente à posse de Sidônio, mas preferiu auxiliar o governo apenas como consultor. No entanto, Mariah Queirozque trabalhava com Marroquim, irá integrar a equipe de Lula.
Ela será responsável pelas redes sociais do presidente e substituirá Brunna Rosa à frente da Secretaria de Estratégias e Redes — ela foi indicada para o cargo com a ajuda da primeira-dama Janja da Silva, que a conheceu na eleição de 2022 e sempre teve influência na área de comunicação do governo. Rosa deve continuar no governo, mas como integrante da equipe que cuida da comunicação de Janja.
Batalha contra a direita
Um dos principais desafios de Sidônio será exatamente nas redes sociais, nas quais o governo perde de goleada para a extrema direita. Nesta semana, por exemplo, um vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre as mudanças na fiscalização do Pix e pedindo o impeachment de Lula por conta disso atingiu mais de 100 milhões de visualizações nas redes sociais e aumentou a pressão sobre o governo — veja matéria aqui.
A inspiração em João Campos vem do diagnóstico de que o jovem de 31 anos é um dos políticos que mais sabem utilizar as redes sociais para capitalizar politicamente. Foi principalmente usando essa ferramenta que ele foi reeleito em 2024, com 78,12% dos votos válidos, ainda no primeiro turno. Campos tem 2,8 milhões de seguidores no Instagram e 898.000 no TikTok, plataformas nas quais aposta em uma linguagem descontraída.
O comportamento irreverente nas redes sociais aproxima o prefeito dos eleitores jovens. No início de 2024, ele fez barulho ao descolorir o cabelo para a abertura do Carnaval. Frequentemente, nos vídeos que posta, usa óculos estilo juliet, popularizado por cantores de funk, e mantém a atitude descontraída mesmo depois das eleições. Neste ano, Campos já publicou vídeos sambando e jogando futebol em campeonatos amadores.