Em um dos momentos mais desafiadores do setor, a Agroleite 2024 abriu ontem com o desafio de propor e encontrar novos horizontes diante da crise provocada com a importação de leite em pó e derivados lácteos. Para encontrar respostas e apontar possíveis caminhos, a organização da feira reforça a programação com conteúdos técnicos e de mercado.
Além da exposição de máquinas e equipamentos, com o que vem por aí de inovação e tecnologia, este ano o Castrolanda Expocenter, onde acontece o evento, conta com três plenárias, para realização simultânea de cursos, palestras e seminários.
Willen Bouwman, presidente cooperativa Castrolanda, responsável pela organização do evento, explica que diante da realidade desafiadora, em especial pela importação de leite em pó, a feira assume um papel determinante de colocar em sintonia produtor, parceiros e empresas de insumos e tecnologia. Disse que é preciso integrar e interagir em busca de informação e conhecimento, com uma resposta de eficiência dentro da cadeia do leite.
Para Seung Hyun Lee, diretor executivo da Castrolanda, um dos caminhos é a eficiência, com ganho de produtividade no campo e na indústria. Lee explica tratar-se de uma conjunção de fatores, com produtores experimentando novas tecnologias a todo tempo, o que faz com que todo ano eles tenham algum ganho de produtividade. Tanto é que não apenas a feira como a região se transformou em uma vitrine que atrai produtores do Brasil e do exterior.
Atualmente a produtividade média na área de influência da Castrolanda é de 30 a 40 litros de leite/animal/dia. A média nacional não chega a 10 litros animal/dia. Para a cooperativa a receita está na combinação de características muito peculiares da região, como clima, pastagem, cooperação, inovação e tecnologia.
Em uma área de 350 mil metros quadrados, este ano a Agroleite reúne mais de 300 expositores. A feira ocorre na Colônia Castrolanda, município de Castro, Região dos Campos Gerais, no Paraná.
Painel Agro
Na quinta-feira (08), com o tema O que esperar da agricultura 2024/25acontece o Painel Agro 2024. O evento será realizado no Pavilhão One, das 9 às 11h30, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural Tv e Youtube.