A novela sobre a reinauguração do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados ganhou um novo capítulo nessa terça-feira (29). O local terá uma espécie de força-tarefa coordenada pelo Governo do Estado para ser colocado em funcionamento.
A medida foi anunciada durante reunião de alinhamento entre representantes estaduais, municipais e técnicos envolvidos no projeto e visa solucionar pendências burocráticas para que a obra seja licitada. O aeroporto está fechado para obras desde maio de 2021, quando a população ouviu o barulho do motor de um avião comercial pela última vez.
Com reabertura propagada diversas vezes, sendo a última feita durante a campanha eleitoral pelo candidato à reeleição Alan Guedes (PP), que chegou a divulgar imagens nas redes sociais em um voo privado na nova pista, o local segue sem voos comerciais. Quem precisa viajar de avião ainda tem que se deslocar até Ponta Porã ou Campo Grande.
“Nosso objetivo é claro: entregar uma estrutura aeroportuária que atenda às demandas de Dourados e de toda a região. O aeroporto não é apenas um ponto de embarque, mas um ativo fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico do Estado”, disse o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que provocou o encontro.
O vice-governador, que chegou a visitar o aeroporto quando a pista ainda não tinha sido liberada, disse na época não acreditar que o aeroporto voltasse a entrar em operação comercial antes do final desse ano.
Pelos cálculos dele, o aeroporto de Dourados já está fechado há quatro anos. “Só nessa gestão foram três anos e quatro meses nos quais não tivemos nenhum pouso e decolagem e isso preocupa muito o Governo do Estado e representa uma vergonha para uma cidade do potencial econômico de Dourados”, comentou Barbosinha ao Jornal Midiamax.
Ele disse esperar que o município solicite o apoio do Governo do Estado. “Essas questões técnicas realmente me angustiam muito e eu penso que em junho, como foi previsto, não teremos como ter o aeroporto funcionando”, explica o vice-governador, reafirmando que embora a administração do aeroporto seja do município, é necessário somar esforços.
“Sem bombeiro não existe funcionamento do aeroporto. Essa luta pela reabertura do aeroporto de Dourados, portanto, ainda vai até o fim desse ano de 2024 e vamos ter que rezar para que não tenhamos o Natal e Ano Novo de 2025 sem pouso e decolagem”, pontuou Barbosinha.
Próximos passos
Como resultado da reunião, ficou definido que as equipes envolvidas terão um cronograma de ações para atender todas as pendências, inclusive as de natureza ambiental. Assim que as mesmas forem concluídas, caberá a Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística) solicitar à SAC (Secretaria de Aviação Civil) a liberação do convênio e a autorização para licitar a obra do novo terminal.
O investimento total será de R$ 39 milhões, com o projeto já concluído pela Seilog (Secretaria de Infraestrutura e Logística). Parte dos recursos virá do Governo Federal, por meio da SAC (Secretaria de Aviação Civil), vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos, e o restante será de contrapartida do Governo de Mato Grosso do Sul.
O encontro de terça-feira (29), contou com a presença de representantes de várias esferas de gestão pública e de órgãos reguladores. Entre os participantes estavam o secretário-adjunto da Seilog, Luiz Octávio e o superintendente de Logística da Seilog, Derick Hudson de Souza.
Além deles, estavam presentes o chefe de gabinete da vice-governadoria, Markito Perez; o assessor jurídico da Vice-Governadoria, Dr. Bruno Bertotto; o chefe de gabinete do deputado federal Geraldo Resende, Edimar Maciel; o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul), André Borges.
A prefeitura de Dourados foi representada procurador do município de Dourados, Paulo César Nunes da Silva. Em abril deste ano o município fez o repasse da gestão do terminal para a Infraero, que começou a gerir o local em julho.