Visando o incentivo à leitura, a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) abriu o cadastro de bibliotecas comunitárias do Estado. O cadastro visa renovar os acervos das bibliotecas. Para participar, basta preencher o formulário.
As bibliotecas comunitárias surgem para atender às necessidades de diversas comunidades, muitas vezes viabilizadas por iniciativas particulares e, em alguns casos, parceiras.
Com o Decreto n.º 12.021/2024, em 17 de maio, as bibliotecas comunitárias passaram a ser contempladas pelos programas de incentivo à leitura. Podendo engrandecer seus acervos literários e de certa forma ampliar o mobiliário de seus espaços, desde que estejam cadastradas no MinC (Ministério da Cultura).
Melly Sena, gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS, explica que a Fundação elaborou um formulário para conhecer melhor as bibliotecas comunitárias de Mato Grosso do Sul e cadastrá-las no SEBP (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas). Posteriormente, essas bibliotecas serão mapeadas no SNBP (Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas), vinculado ao MinC.
“As ações das bibliotecas comunitárias incentivam a formação de leitores e ampliam o acesso à informação. Esses espaços são extremamente valiosos para a redução das desigualdades, oferecendo ambientes de pesquisa e aprendizagem”, afirma Melly.
Ela também ressalta que, ao surgir uma biblioteca comunitária, geralmente é para suprir uma necessidade da comunidade. “O apoio governamental é uma oportunidade de fortalecer o impacto transformador desses espaços, sem comprometer sua autonomia”, conclui Melly.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.