A Polícia Militar Ambiental de Costa Rica foi acionada para verificar uma denúncia anônima de maus-tratos a bovinos e danos em uma Área de Preservação Permanente (APP), em uma propriedade rural no município.
O proprietário foi multado em R$80 mil e deverá elaborar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADA), além de registrar o passivo ambiental no Cadastro Ambiental Rural (CAR-MS).
De acordo com a ocorrência, a APP encontrava-se em situação crítica com falta de água, pastagens, ou qualquer outro alimento para os animais – cenário este, que foi agravado pela seca severa dos últimos dias.
Desta forma, os animais precisavam recorrer a um córrego dentro da propriedade para tentar se hidratar, no entanto, ao acessar a água, muitos deles atolaram no brejo, ficando presos e agonizando até a morte.
Em relação à área de preservação, foram achados danos significativos devido ao pisoteio do gado, que não possuía cercamento adequado ou corredor para acessar o curso d’água sem prejudicar o ambiente.
Na ação, a equipe encontrou 10 bovinos mortos e um total de 13,14 hectares da APP danificados.
Fontes: CE/ML