Foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (12) a 47ª Expointer. O evento ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e tem como slogan “Superar é da nossa natureza”.
A enchente de maio no estado também atingiu o parque, e havia dúvidas sobre a realização do evento. Com investimento em reformas pelo governo e pelas entidades copromotoras, a feira vem apresentando grande procura por expositores, de acordo com a organização.
“Neste momento histórico que exige tanto de todos nós, esta Expointer também vai ficar marcada dentro dessa jornada, mostrando que a superação faz parte da nossa natureza, como diz o mote desta edição”, afirmou o governador Eduardo Leite.
No ano passado, os nove dias de evento receberam mais de 822 mil visitantes, um recorde. A Expointer se destaca pela exposição e competição de diversas raças de bovinos, ovinos, bubalinos, caprinos e cavalos. Também há uma forte presença de máquinas e da agricultura familiar, que neste ano vai receber 413 expositores, o maior espaço de todas as edições, comemorando os 25 anos do pavilhão.
“Esta Expointer é a da reconstrução, para mostrar ao Brasil e ao mundo que somos aguerridos, fortes e bravos”, disse o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn.
Neste ano, a Expointer contará com 3.458 animais de argola (que vão a julgamento), quase o mesmo número da edição passada (3.480). A categoria de animais rústicos teve um incremento de 69% no número de inscritos, totalizando 1.344.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Carlos Joel, a Expointer servirá para alavancar a reconstrução do Rio Grande do Sul. “Vamos alavancá-la como a Expointer da reconstrução, que mostrará o que temos de melhor no Rio Grande do Sul. Apesar de tudo o que passamos, a agricultura e os setores industriais estão aí para mostrar, junto com as cooperativas, as entidades e o governo do estado, que temos condições de reerguer o Rio Grande”, disse.
“Neste momento de grande dificuldade que o estado vive, nada mais importante do que estarmos construindo mais uma Expointer. Eu diria que estamos realmente lançando e construindo a Expointer da coragem, que traduz muito bem a coragem do povo gaúcho”, considerou o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira.
“A Febrac está orgulhosa da movimentação dos criadores de animais de raça. Eles estão motivados e irão mostrar o que há de melhor na genética”, disse o presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raças (Febrac), Marcos Tang.
Festival Sou do Sul
A Expointer apresenta nesta edição o Festival Sou do Sul, de 24 a 26 de agosto, às 21h, com um espetáculo de cerca de duas horas e meia de duração, apresentando nomes da cultura gaúcha e um show nacional. O acesso ao festival é gratuito para os visitantes da Expointer, com limite de 10 mil pessoas em cada noite.
O festival contará com apresentações de Luiza Barbosa, Elton Saldanha, Guri de Uruguaiana, Shana Müller, Renato Borghetti e mais de 30 artistas gaúchos, além de Luísa Sonza, e das duplas Maiara & Maraísa e Fernando & Sorocaba.