No último domingo, dia 10 de dezembro de 2023, o programa Globo Rural apresentou uma reportagem especial sobre a Expedição Alma Pantaneira, destacando o trabalho notável de indivíduos comprometidos com o bem-estar das comunidades no coração do Pantanal. Entre os destaques dessa expedição humanitária, encontram-se profissionais de Rio Verde que têm dedicado anos de esforços incansáveis em prol da saúde e do cuidado animal na região.
A médica veterinária Flávia Caroline de Oliveira Leal foi um dos destaques da matéria, contribuindo significativamente para a saúde dos animais no Pantanal. Sua atuação abrange desde a vacinação contra a raiva até a vermifugação, castração e o controle da leishmaniose em cães. Com seu compromisso e conhecimento, Flávia tem sido uma peça fundamental na promoção da saúde animal nessas comunidades.
Outro nome em evidência na reportagem foi o da odontóloga, Dra. Elisclay Silva, que oferece tratamento odontológico às comunidades locais. Sua presença é crucial, já que os dentistas são profissionais muito solicitados na região, enfrentando longas filas de pessoas em busca de cuidados odontológicos. Muitas vezes, esses profissionais trabalham mais de 14 horas por dia para atender a demanda e proporcionar alívio àqueles que necessitam de cuidados dentários.
Os profissionais de saúde desempenham um papel vital na Expedição Alma Pantaneira. Médicos, enfermeiros, dentistas, veterinários e farmacêuticos se unem nesse projeto humanitário, liderado pela ONG Médicos do Pantanal, fundada pelo médico da Marinha, Waldir Staut Albaneze. A expedição conta com seis veículos, incluindo três do 6º Distrito Naval de Ladário, para transportar profissionais, medicamentos e equipamentos médicos às fazendas encontradas ao longo do caminho pelo Pantanal.
“Nosso objetivo é oferecer cuidados às pessoas necessitadas que sofrem com epidemias, emergências, desnutrição e falta de acesso à saúde. Temos muito da filosofia do Médico Sem Fronteiras, nossa inspiração”, comentou um dos integrantes da expedição.
Para aqueles que desejam saber mais sobre a Expedição Alma Pantaneira e seu impacto na região, informações adicionais podem ser encontradas no site oficial do projeto: www.expedicaoalmapantaneira.com.br.
A dedicação e o comprometimento dos profissionais de Rio Verde e de toda a equipe da Expedição Alma Pantaneira são testemunhos inspiradores de solidariedade e serviço à comunidade, demonstrando como a união de esforços pode fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam.
O grupo saiu de Campo Grande (MS) no dia 23 de outubro, seguindo pela BR-262 passando por Miranda (MS) até chegar na Estrada Parque do Pantanal, até a primeira parada, na escola municipal Sebastião Rolon onde montaram uma base de atendimento. Além das crianças que estudam no lugar, ainda foram atendidos os moradores da região. “É um lugar distante e é muito difícil para as pessoas buscarem tratamento. Atendemos pacientes que não iam há anos em um médico ou dentista”, comenta Elisclay, dentista de Rio Verde (MS) e que participa pela sétima vez da Expedição.
Ajuda
Para manter o projeto da expedição, o instituto conta com apoio de patrocinadores e apoiadores que fazem contribuições ao longo do ano. Quem quiser participar com qualquer tipo de ajuda pode entrar em contato pelo site www.institutoalmapantaneira.com.br ou pelo Instagram @institutoalmapanraneira.