O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o Brasil pode utilizar jovens em formação militar para fortalecer o combate a queimadas e combater os efeitos da estiagem no país.
Lula mencionou que a proposta já foi apresentada ao comandante do Exército, general Tomás Paiva, mas não definiu um prazo para sua implementação.
Em entrevista à rádio Norte FM, ele afirmou que esses jovens poderiam ser preparados na Defesa Civil para lidar com desastres climáticos, aproveitando a formação durante o serviço militar.
“Já que ele (o jovem) está um ano nas Forças Armadas, vamos tentar preparar esses meninos. São 70 mil jovens por ano, que a gente pode preparar e torná-los profissionais de combate à questão climática. De defesa do planeta, da floresta, da água, da vida humana. A gente pode fazer isso, porque vamos precisar”, disse durante entrevista.
Além disso, Lula ressaltou a importância da conscientização da população para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, mencionando o papel de brigadistas voluntários no Pantanal e a necessidade de milhares de cidadãos preparados para lidar com queimadas.
O presidente também reafirmou o compromisso do governo em dar prioridade à questão climática, prometendo a criação de uma autoridade nacional para o clima e a elaboração de um estatuto jurídico para situações de emergência climática.
Com informações do g1.