A ex-secretária de Saúde, Adriana Maura Maset Tobal, teve o nome incluído na lista de contas reprovadas do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. O motivo foram irregularidades no pagamento de diárias a servidores em 2013.
Conforme divulgação do TCE, o processo contra a ex-servidora teve o trânsito em julgado (condenação sem possibilidade de recurso) em março de 2022. A lista, que contém outros nomes será enviada para a Justiça Eleitoral, caso os citados sejam candidatos nas eleições municipais deste ano.
Conforme dados da Corte de Contas, os atos de gestão da Fundação Municipal de Saúde de Costa Rica foram alvo de auditoria. Foram apontadas cinco suspeitas pelos inspetores, sendo quatro justificadas, menos uma, a que tratava de pagamento irregular das diárias.
Lista de contas julgadas irregulares pelo TCE (Foto: Reprodução TCE-MS)
No detalhamento do processo, consta que a Secretaria de Saúde de Costa Rica acionou técnicos da Secretaria Estadual de Saúde para que dessem treinamento aos servidores municipais. O objetivo era capacitar os profissionais no combate à dengue. Porém, o Município pagou as despesas com hospedagens aos servidores do MS, mesmo estes recebendo do seu respectivo órgão estadual. Tobal justificou que não sabia que os tais servidores já tinham recebido pela SES.
O valor em questão foi R$ 1.092. Com a condenação da ex-secretária, o valor foi impugnado e ela multada em 30 UFERMS. Entramos em contato com a ex-servidora pela rede social, mas não houve resposta. O espaço está aberto para manifestação.