Um homem de 54 anos, que atuou recentemente como motorista do Conselho Tutelar de Campo Grande, foi preso nesta quarta-feira (14) durante a Operação Proteção Integral II, deflagrada pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em parceria com a Polícia Federal. Ele é acusado de armazenar e pagar por material de abuso sexual infantil (CSAM).
A prisão ocorreu no bairro Jardim Popular, em Campo Grande, após cumprimento de mandado de busca e apreensão por policiais da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA). Durante a ação, celulares e um computador foram apreendidos com o suspeito, que foi preso em flagrante.
(Material apreendido na investigação – Foto: PC/MS)
De acordo com as investigações, conduzidas há cerca de um ano pelo Núcleo de Inteligência da DEPCA, o homem participava de grupos de compartilhamento de CSAM e realizava pagamentos em dinheiro para adquirir o conteúdo. Os crimes vinham ocorrendo há pelo menos três anos.
A Operação Proteção Integral II cumpre 130 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva em todos os estados do país. Até o momento, 35 pessoas foram presas em flagrante por crimes relacionados à exploração sexual infantojuvenil. Ao todo, 467 policiais federais e 156 policiais civis participam da ação.
A operação tem como foco a repressão de crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes, e reforça o compromisso das forças policiais na identificação e responsabilização de abusadores.