O professor de biologia, da Escola Estadual Camilo Bonfim, que fica em Camapuã, a 143 quilômetros de distância de Campo Grande, transformou a manhã desta quinta-feira (21) na “Manhã do Conhecimento Biológico”. O evento busca ensinar e incentivar os alunos a ampliarem o conhecimento sobre a vida e a realidade humana.
Com autoria do professor de biologia Elionaldo Lopes, de 41 anos, foram apresentados e expostos diversos trabalhos práticos e técnicos. Além da biologia, o evento contou também com a ajuda e participação do professor de química Franco César Belchior, a gestão da unidade escolar e toda comunidade escolar.
Elionaldo, que leciona a disciplina de biologia na escola há 15 anos, destaca a importância da biologia como uma base fundamental para aprender a complexidade dos organismos vivos.
“Foi uma manhã maravilhosa de conhecimento técnico e prático corroborando com um melhor entendimento sobre a vida. Foram trabalhos brilhantes, onde os alunos exibiram todo o protagonismo deles, dando um show em cada apresentação”, relata o professor.
Com a participação dos alunos das turmas do 9º anos do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, foram trabalhados diversos temas durante a manhã de evento prático, entre eles: Luta no Sangue; Biomas de Mato Grosso do Sul; Radiação na Natureza; Fisiologia do Sangue; Universo Celular; Carboidratos; Cozinha das Pancs; e Farmácia Natural.
Na Escola Camilo Bonfim, alunos do Ensino Médio e Fundamental realizaram uma série de trabalhos práticos e criativos em uma jornada de aprendizado sobre biologia, química e saúde. Entre os destaques, o 2º ano “B” do Ensino Médio apresentou o projeto “Luta no Sangue”, que ilustrou de forma dramatizada a batalha dos leucócitos (glóbulos brancos) contra vírus e bactérias, ressaltando a importância dessas células na defesa do organismo humano. Já o 1º ano “B” do Ensino Médio apresentou “Biomas do Mato Grosso do Sul”, um trabalho que recriou, de maneira realista, os ecossistemas do Cerrado e Pantanal, destacando o empenho e a criatividade dos alunos na construção dos ambientes.
Outro projeto marcante foi “Radiação na Natureza”, realizado pelos alunos do 1º ano “C” do Ensino Médio, que abordou os efeitos da radiação sobre o meio ambiente, com foco em poluição e modificações genéticas em animais. O trabalho, inspirado no filme “As Águas do Sena”, contou com um cenário realista que ilustrou de forma clara as consequências da contaminação ambiental. O 9º ano “A” do Ensino Fundamental também brilhou com o projeto “Fisiologia do Sangue”, no qual os estudantes montaram uma artéria gigante na sala de aula, apresentando diferentes aspectos do sangue, desde sua composição até a importância da doação sanguínea, com stands interativos e experimentos práticos.
Outros projetos inovadores incluíram “Universo Celular”, realizado pelos alunos do 1º ano “A” do Ensino Médio, que montaram estruturas de células procariontes e eucariontes para ilustrar seus componentes e funções, e “Carboidratos”, do 2º ano “A”, que explorou as diferentes formas de carboidratos e seus impactos no corpo humano.
O 3º ano “A” se destacou com o trabalho “Cozinha das PANCs”, onde os alunos criaram pratos saudáveis utilizando plantas alimentícias não convencionais. Por fim, o 3º ano “B” encantou com a “Farmácia Natural”, apresentando remédios naturais, como chás e pomadas, desenvolvidos com plantas locais, ressaltando o conhecimento sobre os benefícios dos compostos naturais. Cada projeto foi um exemplo de dedicação e aprendizado, demonstrando o compromisso dos estudantes com o ensino e a conscientização sobre temas ambientais e de saúde.
A Biologia é a base fundamental para entender a complexidade dos organismos vivos, e papel deles na promoção do bem-estar humano. Através dela, desvendamos os mecanismos intricados que regem a vida, desde as moléculas que compõem as células até a complexidade dos ecossistemas.
Orgulhoso em ver a entrega dos alunos com a preparação e a apresentação do evento, o Elionaldo reforça que os alunos deram um “show” de protagonismo e conhecimento em cada apresentação.
“Neste momento sentimento é de ORGULHO. Orgulho de cada um dos estudantes que fez o melhor, cada um que aceitou o desafio de construir esse projeto que, sem sombra de dúvidas, enriqueceu o currículo e mostrou o quão importante e maravilhoso é a vida e o estudo da biologia que transforma cada dia em uma MANHÃ DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO”, finaliza.