Escola 26 de Agosto conquistou o 1º lugar no projeto, inspirada por Manoel de Barros e Neiva Guedes
Com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB) e sua esposa, Mônica, educadores e alunos da rede estadual participaram nesta quarta-feira (11), no Bioparque Pantanal, da premiação das 15 escolas vencedoras do projeto “Estudantes no Controle 2024”. Executado pela Controladoria-Geral (CGE) em parceria com a Secretaria de Educação (SED), o projeto foi idealizado para transformar as escolas em ambientes mais acolhedores e inspirar outros alunos.
Riedel disse aos estudantes que todos levarão dentro de si uma firme formação. “Esta atitude dentro da escola vai ficar para a vida de vocês. Na convivência, na formação de equipe, na liderança, vão sair da escola levando isso”, enfatizou. “Vocês são líderes, protagonistas da vida de vocês, têm um Estado fantástico pela frente, conquistas a serem feitas. Vocês podem ser o que quiserem e vão chegar lá”, emendou.
BOAS IDEIAS
Com inspiração nos versos do poeta Manoel de Barros e na trajetória da ambientalista Neiva Guedes, a Escola 26 de Agosto conquistou o prêmio principal, de R$ 25.250,00. A iniciativa do estabelecimento foi revitalizar a biblioteca e o laboratório de ciências. Criado em 2018, o projeto registrou este ano 115 inscrições de escolas disputando 100 vagas, um recorde. O secretário estadual de Educação, Helio Daher, aplaudiu: “O grande brilho dos estudantes do controle é a criatividade, mostrando para a sociedade seus direitos e compromissos com a cidadania”.
Andrei da Silva, aluno da Escola Estadual Professora Eufrosina Pinto, em Terenos, representou os demais colegas. Ele levou ao projeto um jardim sensorial, para promover a inclusão dos estudantes da educação especial. A Riedel, o estudante contou que trabalha na zona rural e seu melhor ambiente de socialização é a escola. “Quero lecionar e um dia também ser espelho para os meus alunos, assim como os meus professores são para mim”, afirmou.