No último dia 22 de outubro, foram anunciados os resultados da 2ª Olimpíada de Português (OP), uma competição nacional que reúne alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Idealizada por professores e linguistas, a OP tem como propósito incentivar o bom uso e a compreensão da língua portuguesa, promovendo maior capacidade interpretativa e expressiva dos estudantes e valorizando a norma padrão da língua.
Lorraine Gabrielly Noronha Rodrigues, aluna do 9º ano da Escola Professora Julieta Mota dos Santos, da Fundação Educacional de Coxim (FEC), destacou-se entre os participantes. Sua professora de Língua Portuguesa, Débora Estandislau, manifestou grande orgulho pelo desempenho de Lorraine, que desde o início abraçou o desafio com entusiasmo e dedicação. “É de suma importância o incentivo a competições como essa, que valorizam não só a nossa língua, mas também a dedicação dos nossos estudantes”, afirmou a professora.
Lorraine contou um pouco sobre sua preparação: “Desde o início do ano, quando anunciaram a Olimpíada, fiquei com muita vontade de participar e decidi que me dedicaria para conquistar uma medalha. Na primeira fase, estava mais tranquila, então refiz a prova de edições anteriores e estudei alguns conteúdos mais básicos. Além disso, minha professora de português, Débora, que desde o início me apoiou e sempre foi muito solícita, nos deu um aulão pré-prova (para mim e para meus colegas de sala), tirando todas as dúvidas e nos ajudando a nos preparar. Ao ser selecionada para a segunda fase, intensifiquei meu preparo para alcançar uma boa colocação nacional. Revi as provas anteriores, participei dos treinamentos, analisei meus erros da primeira fase e me aprofundei nos conteúdos em que ainda tinha dúvidas, além de estudar tópicos mais complexos que poderiam ser cobrados. Em todo esse percurso, tive a ajuda de minha professora, que sempre auxiliou e tirou as dúvidas que eu tinha. Quando o resultado final saiu, fiquei ainda mais satisfeita com o progresso que alcancei e pela medalha e colocação nacional.”
A Olimpíada – A Olimpíada de Português promoveu sua primeira fase em 25 de maio, com alunos aprovados para a etapa seguinte, realizada em 29 de agosto. O evento prestigia estudantes, professores e escolas comprometidos com o ensino da língua portuguesa, incentivando o aprimoramento linguístico por meio de análise de textos clássicos e reflexão sobre diversos aspectos do português. Este evento educativo não só contribui para a formação de estudantes críticos e comunicativos, mas também reafirma a importância do ensino da língua como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Fonte: Maikon Leal