O jornal resgatou uma famosa máxima de Dilma Rousseff
Uma crítica publicada neste domingo (16) pelo jornal Estado de São Paulo aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta a maior impopularidade já registrada em seus três mandatos. De acordo com o texto, o lulopetismo estaria sem ideias novas e poderia recorrer à “máxima de Dilma Rousseff de ‘fazer o diabo’ para ganhar a eleição”.
Fique sempre atualizado! Siga o Total 40 Graus no Instagram – Clique aqui!
A análise do Estadão se baseia em dados da pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (14), que mostram que 41% dos brasileiros avaliam negativamente o governo Lula, enquanto apenas 24% o veem de forma positiva.
Foram 11 pontos de queda em apenas dois meses, um tombo inédito, segundo o Datafolha – destaca o jornal.
A queda é mais significativa entre eleitores que compunham a base do presidente, como mulheres, negros, nordestinos, pessoas de menor escolaridade e renda.
O editorial afirma que, apesar de indicadores oficiais positivos, como crescimento do PIB e baixa taxa de desemprego, esses números não se traduzem em melhora na vida dos brasileiros.
– O que importa de verdade é que Lula venceu a eleição prometendo picanha e cerveja a preços módicos e não está entregando. Pior, não aparenta ter a menor ideia do que fazer – critica o texto.
Além disso, o jornal ressalta a ausência de um plano estruturado para enfrentar os desafios atuais e segue culpando a “fake news, a especulação do mercado financeiro, Donald Trump, a imprensa” sem identificar os seus erros.
Outro ponto abordado pelo editorial é a dificuldade do governo em se reinventar.
– O pensamento rupestre do PT faz o terceiro mandato se concentrar não na atualização das ideias e iniciativas de governo para atender a novas demandas da população – afirma. Para o Estadão, a estratégia do PT é repetir fórmulas do passado, como programas de transferência de renda e dirigismo econômico, sem atenção às necessidades do empreendedorismo ou à realização de reformas estruturais.
Concluindo, o Estadão aponta o risco de que, diante da pressão por resultados e da falta de um plano claro, o governo possa recorrer a estratégias eleitoralmente controversas.
– Indo a sua popularidade ladeira abaixo, pressionado por resultados imediatos e engolfado pela falta de ideias, Lula pode se sentir tentado a aplicar desde já a famosa máxima de Dilma Rousseff, segundo a qual, em eleição, “‘a gente faz o diabo”.
Fale com o Total 40 Graus Notícias!
Tem algo para nos contar? Faça sua denúncia, mande seu flagrante ou sugira uma pauta!
Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99161-8810. O sigilo é garantido por lei.
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, TikTok e @threads