Os resultados dos recursos dos candidatos que solicitaram atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os inscritos devem verificar se a solicitação foi aceita na Página do Participante do Enem, utilizando o login único do portal Gov.br. As provas do Enem 2024 estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, e a divulgação do resultado final está programada para o dia 13 de janeiro de 2025.
O Ministério da Educação (MEC) está considerando a possibilidade de aplicar as provas em uma nova data para os participantes do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública provocada pelas chuvas intensas nos meses de abril e maio.
A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep assegura atendimento especializado e diversos recursos de acessibilidade aos participantes que comprovem a necessidade. Segundo o edital do Enem 2024, os participantes que necessitam de atendimento especializado deviam informar a condição que motivou a solicitação no momento da inscrição, como baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva, intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gravidez, lactação, idade avançada ou internação para tratamento de saúde.
As solicitações não contemplam participantes que estiverem internados para partos, cirurgias ou tratamentos esporádicos durante as datas de aplicação das provas.
Para os participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão, visão monocular ou outras condições específicas, é permitido o acompanhamento por cão-guia e o uso de materiais próprios, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, lupa, luminária e tábuas de apoio. Esses recursos serão vistoriados pelo chefe de sala onde a prova será aplicada.
Os participantes com deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira devem indicar o uso de aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição. As lactantes precisam levar um acompanhante adulto que ficará responsável pela guarda da criança durante a amamentação nos dias do exame.
A entrada do acompanhante e da criança não será permitida após o fechamento dos portões, e eles devem entrar no horário regular dos demais candidatos. A participante lactante não pode ter acesso à sala de provas com a criança, e qualquer contato com o acompanhante deve ser presenciado por um fiscal.
Um
O Enem, instituído em 1998, avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. O exame abrange provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, totalizando 180 questões objetivas, além de uma redação dissertativa-argumentativa. O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por instituições públicas e privadas como critério de seleção, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). As notas do Enem também são aceitas em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal com convênios com o Inep.
Orientações
O portal do Inep conta com um site com as principais orientações para os participantes do Enem.
Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
*Com informações da Agência Brasil
window.fbAsyncInit = function() {
FB.init({
appId : ‘817366702975485’,
cookie : true,
xfbml : true,
version : ‘v19.0’
});
FB.AppEvents.logPageView();
};
(function(d, s, id){
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)(0);
if (d.getElementById(id)) {return;}
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “https://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));