Nos dias 25 e 26 de maio, Campo Grande receberá a escritora Luiza Romão, vencedora do Prêmio Jabuti em 2022, para uma série de eventos literários gratuitos. A iniciativa faz parte do “Projeto Miolo: Circuito de Leituras Integrais”, que inclui uma leitura coletiva e uma oficina literária.
No dia 25, às 17h30, Luiza Romão estará no Copo Bar para mediar a leitura coletiva do livro “Caixa D’Água”, de Febraro de Oliveira. O evento é gratuito e aberto ao público mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. As psicanalistas Karô Castanha e Isloany Machado também participarão, mediando um bate-papo após a sessão.
“Falar poesia é uma das minhas grandes paixões: ver como as palavras vibram, senti-las saindo da boca e reverberando no espaço e nos outros, tornando-se outras. Em geral, percebemos o poema de forma diferente quando ele é lido em voz alta e lido na página. Ainda mais quando é lido coletivamente. Nesse sentido, fiquei super feliz com o convite de integrar a leitura coletiva do livro ‘Caixa d’Água’: certamente, iremos descobrir novas imagens e sentidos a cada verso!”, declarou Luiza Romão.
No dia 26, Luiza Romão oferecerá uma oficina de escrita criativa gratuita na sede da Central Única das Favelas (CUFA) de Campo Grande, no bairro São Conrado. A oficina, destinada a pessoas com mais de 15 anos, será uma mistura de bate-papo e exercícios de composição poética, com foco na palavra falada. “Vamos ler poemas, assistir vídeos, conversar e arriscar uns versos. A ideia é que a oficina seja para qualquer pessoa com mais de 15 anos. Gosta de poesia? Chega mais! Não gosta? Cola também, porque vai que essa ideia muda”, pontuou a escritora.
As vagas para a oficina são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo link www.instagram.com/hamorlivraria.
O “Projeto Miolo: Circuito de Leituras Integrais”, idealizado pelos livreiros Bianca Resende e Felipe Mafra, junto ao escritor Febraro de Oliveira, busca consolidar e expandir a base de leitores em Campo Grande. Apoiado pela Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Campo Grande e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), o projeto tem realizado eventos literários de grande impacto.
Em abril, o projeto recebeu o quadrinista carioca Caio Zero, que reuniu mais de 50 pessoas. Em junho, a leitura de “Seis Desenhos de Doesburg”, de Henrique Komatsu, finalista do Jabuti em 2020, será realizada pela escritora paraense Monique Malcher, vencedora do Jabuti em 2021, com a participação da artista visual Isabê e da professora Rosana Zanellato, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
O “Miolo” destaca-se também pelo compromisso com políticas públicas para fortalecer as comunidades periféricas, sediando workshops na CUFA de Campo Grande. A acessibilidade é um ponto-chave, com intérpretes de libras e locais adaptados em todas as etapas, garantindo a participação plena de pessoas com deficiência auditiva e visual.
Para mais informações sobre o projeto, acesse www.instagram.com/hamorlivraria.
Serviço
Leitura compartilhada
Quando: 25/05, às 17h30
Onde: Copo Bar – Rua 14 de Julho, 2530
Para participar, é necessário levar um quilo de alimento não perecível.
Oficina literária
Quando: 26/05, às 10h
Onde: Central Única das Favelas (CUFA) – Rua Livino Godoy, 710. Bairro São Conrado
As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever pelo link na bio do Instagram www.instagram.com/hamorlivraria.
The post Escritora Luiza Romão visita Campo Grande para oficina de escrita appeared first on Jornal OSM – O sul-mato-grossense.