Projeto-piloto acontece na escola Etalivio Penzo, no bairro Parque das Nações II
Marcos Morandi –
Experiência será apresentada nesta terça (Foto: reprodução, prefeitura)
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Dourados inicia, nesta terça-feira (24), o programa de videomonitoramento e reconhecimento facial nas escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). A experiência será na escola Etalivio Penzo, no bairro Parque das Nações II, às 9h.
A unidade é a primeira a ser contemplada e já está com o sistema ativo e os alunos cadastrados como parte do Projeto Escola Inteligente e Segura.
A medida irá transformar a escola em um ambiente mais seguro, tecnológico e preparado para os desafios do futuro por meio do videomonitoramento e reconhecimento facial.
O Projeto Escola Inteligente e Segura começa nesta unidade de ensino como um piloto, por meio de um contrato de comodato, sem custos para o Município
A segurança dos alunos nas escolas municipais foi o que motivou a implantação, mas não é o único benefício, segundo o secretário de Educação, Carlos Vinícius Figueiredo.
“Vamos também utilizar o controle facial como ferramenta para reduzir a evasão escolar, otimizar os gastos com a merenda, e auxiliar na gestão de programas de auxílio governamental”, explica,
O sistema de videomonitoramento é integrado com a Guarda Municipal de Dourados que pode acompanhar 24 horas as câmeras que estão instaladas na escola.