Desde o dia 13 de novembro, o projeto “Além da Cor,” idealizado pelos artistas sul-mato-grossenses Ju Souc e Jerry Espíndola, tem encantado e provocado reflexões em escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Unindo música, educação e diálogo antirracista, a iniciativa que já passou por Campo Grande e Jaraguari, chega nesta quinta (21), em Terenos, e na sexta-feira (22), em Sidrolândia, nas escolas estaduais Antônio Valadares e Sidrônio Antunes de Andrade, respectivamente.
“Além da Cor” que dá nome ao projeto também é o nome da música composta por Ju e Jerry, que ficou em 22º lugar entre 360 inscritos no Prêmio Luiz Melodia, lançado pela Fundação Palmares. A previsão é de que o projeto chegue a cerca de 2 mil alunos, com apresentações em oito escolas estaduais até o dia 27 de novembro.
Além de levar a música regional ao público jovem, o projeto tem promovido debates relevantes sobre racismo, história e cultura afro-brasileira, alinhados com a Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas.A pedagoga Luana Laline Rodrigues, do Movimento Negro Unificado de MS, participa do projeto abordando a importância de uma educação antirracista.
“Os alunos têm demonstrado interesse em compreender como a educação pode ser uma ferramenta de combate ao racismo. A receptividade deles tem sido incrível, o que reforça a necessidade de dialogarmos mais sobre o tema nas escolas,” pontuou.
A experiência tem sido marcante tanto para os artistas quanto para os alunos. “A energia dos estudantes nos emociona. Eles nos recebem com tanto carinho que é impossível não se contagiar. Já recebemos desenhos feitos por eles de mim e do Jerry no palco, como uma forma de agradecimento. Isso é muito especial e mostra o quanto a música e o diálogo tocam seus corações,” compartilhou Ju Souc.
Para a diretora Adrielle Marinho, da Escola Estadual Arlindo Sampaio, no bairro Moreninhas (Campo Grande), o projeto é transformador. “Essa ideia é extremamente válida, especialmente no contexto atual de MS, onde buscamos formar o estudante de maneira integral, como protagonista de sua história. Muitos alunos conheciam Jerry Espíndola de ouvir os pais falarem ou de vê-lo na TV, mas não tinham acesso direto à música ao vivo. O projeto proporciona esta vivência única, aproximando-os de suas raízes culturais e promovendo um momento de reflexão e representatividade que, em outros contextos, seria difícil de alcançar.”
Com canções que mesclam composições próprias e clássicos da música sul-mato-grossense, Ju Souc e Jerry Espíndola reafirmam o papel da arte na valorização cultural e no combate às desigualdades. “’Além da Cor’ celebra não só a música, mas também o espaço de aprendizado e reflexão que a arte proporciona. Queremos que os jovens se sintam parte dessa história,” finalizou Jerry.
Além da Cor conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado. Acompanhe mais sobre o projeto nos perfis @soucju e @jerryespindola sem Instagram.