Nos dias 01 e 02 de agosto, a Escola Estadual Thomaz Barbosa Rangel sediou a Jornada Formativa dos Profissionais da Educação Básica 2024, uma iniciativa organizada para o 3º bimestre. A proposta formativa foi dividida em dois encontros, com o objetivo de orientar a equipe pedagógica em suas práticas educacionais.
Os formadores destacaram a importância de desenvolver estratégias pedagógicas interdisciplinares que incentivem a formação leitora dos estudantes. A formação buscou promover reflexões sobre as práticas de leitura na escola, criando um ambiente que favoreça a leitura e oferecendo estratégias para tornar os processos de leitura mais dinâmicos e eficazes.
Um dos principais focos da jornada foi discutir a relevância da leitura de dados, tabelas e gráficos em todas as áreas do conhecimento. Essa abordagem interdisciplinar visa preparar os alunos para a interpretação e análise crítica de diferentes tipos de informações.
A gestão da escola, composta pelo Diretor Nilceu Peixoto e pela Diretora Adjunta Laisa Aragão, enfatizou ao corpo docente a necessidade de refletir sobre as práticas de leitura. Eles destacaram a importância de fomentar uma cultura leitora na escola e de implementar estratégias que mobilizem os alunos nos processos de leitura.
Os coordenadores pedagógicos Ana Andrade, Jhonatan Gonçalves, Genivaldo Rodrigues e Suzan Ferronatto também contribuíram, apontando possibilidades de trabalho interdisciplinar e reforçando a importância da leitura de dados em diversas disciplinas. O evento contou ainda com o apoio pedagógico do Coordenador PCPI, Professor Yhurik Chagas, e do Supervisor de Educação Profissional, Professor Douglas William.
A jornada formativa foi um passo significativo na busca por uma educação mais integrada e centrada no desenvolvimento completo dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo com competência e senso crítico.